Jovens críticos e interventivos

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Jovens críticos e interventivos

Para todos os jovens com espírito crítico que gostem de discutir ideias sobre diversos assuntos. Porque ''da discussão nasce a luz''!


+6
ForgottenFace
Trevas
Amartia
bigos
martagil
RCN
10 participantes

    Religiões e crenças

    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Qua Abr 08, 2009 4:20 pm

    TeCh escreveu:Mas sabes que isso do ponto de vista critico e interventivo pode ser mau.

    Por exemplo, se leres num jornal que as coisas são como são podes viver a vida às cegas. Para seres critica não podes ver as coisas como elas são mas sim questionar-te como é que elas realmente são, e não como nos mostram, digo eu, pelo menos eu não vejo outra maneira, se calhar tu vês lol

    Bom, eu estava a referir-me a questoes existenciais, que já de si não sao substanciais, portanto não disse que vivo conformada e a achar que tudo é como é e porque é. A única coisa que eu disse foi que para mim não existe nada de ordem superior (ou sequer de outra ordem) que faça as coisas terem um sentido ou significado. Essa alegoria do ler um jornal e não me questionar acerca do que me mostram nem faz sentido nesta conversa, porque tamos a falar de algo bastante diferente.
    Nila
    Nila
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 101
    Idade : 39
    Data de inscrição : 06/04/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Nila Qua Abr 08, 2009 4:26 pm

    eu keria dizer o k o tech disse sem a parte de deus, a qual nao m oponho pois era parte dakilo k eu tava a tentar explikar ao rcn, k ele chama natureza e k outros chamam deus.

    se fores para o hospicio tem d m levar e muita gente mais, pois aceitar as coisas como são não é perder o espirito critico é aceitar o caos invez de lhe tentar dar ordem.
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  TeCh Qua Abr 08, 2009 4:31 pm

    Trevas, erro meu, generalizei, ou seja, pensei que estivesses a dizer que eras assim em relação a tudo e não liguei muito quando te referiste ao teu ateísmo. Smile
    Alessandra Guevara
    Alessandra Guevara
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 42
    Idade : 51
    Data de inscrição : 19/04/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Alessandra Guevara Seg Abr 27, 2009 5:18 pm

    A religião e todo o tipo de crenças religiosas não passam de uma forma de submissão e opressão, criadas inteligentemente por homens para controlar o seu semelhante através da alienação...e sempre que o Homem se recusou de maneira determinada a submeter-se a "Deus", sofreu na pele a pesada mão da tortura. Deus não existe! E quem me quiser confrontar com esta afirmação, que me prove o contrário! Desde o início da História da Humanidade que as divindades serviram para criar seres submissos e castrados a nível intelectual e sexual, mantendo-os afastados de todas as formas de luta, permitindo que a exploração fosse palavra de ordem.
    Da Bíblia, livro escrito por homens, com histórias de encantar, de pasmar ou de amedrontar, retiro apenas algumas frases soltas: "paz na Terra aos Homens de boa vontade", frase humanizada em todo o seu esplendor.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Qui Abr 30, 2009 3:08 pm

    Alessandra Guevara escreveu:A religião e todo o tipo de crenças religiosas não passam de uma forma de submissão e opressão, criadas inteligentemente por homens para controlar o seu semelhante através da alienação...

    Nao, a religião é um conjunto de respostas profundas a perguntas de ordem existencial ou pós-existencial, e afins. Se o Homem desde muito cedo, ou desde sempre, se tem aproveitado disso, encaminhando o seu proximo em funçao dos seus interesses? Claro que sim, concordo com o que disseste. Mas, pura e simplesmente, nao podes reduzir Religião e Crenças a isso.
    Alessandra Guevara
    Alessandra Guevara
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 42
    Idade : 51
    Data de inscrição : 19/04/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Alessandra Guevara Qua maio 06, 2009 3:23 am

    Trevas a religião é realmente o caminho encontrado para perguntas de ordem existencial...é uma justificação rápida e eficaz para quem sofre desses distúrbios...no campo mental essas duvidas podem encontrar resposta num psicólogo. Esse tipo de questões de ordem existencial são uma nulidade na História do Homem enquanto ser pensante. As religiões e as crenças fazem parte do atraso do Mundo, e raramente andaram de mãos dadas com o progresso, salvo várias excepções, como é o caso dos religiosos da América Latina e África, que a maior parte das vezes seguem a Teoria da Libertação, daí serem apelidados de padres comunistas. A mim pouco me importa se nasci aqui e agora, porque sei que o meu papel enquanto mulher é lutar por uma Sociedade mais justa para todos, e isto não é existencial é terreno. Um abraço.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Qua maio 06, 2009 9:35 am

    Alessandra Guevara escreveu:Trevas a religião é realmente o caminho encontrado para perguntas de ordem existencial...é uma justificação rápida e eficaz para quem sofre desses distúrbios...no campo mental essas duvidas podem encontrar resposta num psicólogo. Esse tipo de questões de ordem existencial são uma nulidade na História do Homem enquanto ser pensante.

    Nao podia discordar mais lol. Aliás, acho precisamente o contrario. E, mais uma vez, creio que estás a confundir Igreja, Seitas, Correntes Religiosas, o que quer que seja, com a propria Religião. Porque se formos a falar da Igreja, das Seitas, etc e do poder que têm, somado às lavagens cerebrais que fazem, tenho de concordar contigo, que em nada, ou pouco têm contribuido para um Mundo melhor [e não falo em progresso porque não tenho bem a certeza se faz sentido lol]. Mas, lá está, a Religiao e as aplicaçoes da Religião sao coisas muito diferentes. Um abraço também. lol
    Alessandra Guevara
    Alessandra Guevara
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 42
    Idade : 51
    Data de inscrição : 19/04/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Alessandra Guevara Qua maio 06, 2009 1:53 pm

    Dissociar a religião das igrejas, que são o patamar mais alto da sua representação, seja como local de culto, seja como local administrativo e até fiscal, é no mínimo utopico.
    A nossa discórdia tem como base o que entendemos por religião.
    O que significa para ti ainda não consegui perceber, uma entidade abstracta? Que se manifestou por acaso?
    Para mim não existe religião sem Homem, porque foi por ele criado. Não acredito em Entidades superiores que nos regem...nem em Deus, nem no Diabo, embora ao segundo pudesse dar algum crédito, lol.
    Deus é uma invenção e uma intenção humana, nada mais, assuma ele a forma que assumir, e represente ele quem representar. Quanto a filosofias e outras que tais, são apenas formas de passar o tempo, lol.
    Um abraço.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Qua maio 06, 2009 2:23 pm

    Para mim a religião é apenas a busca de sentido para a vida/morte, para tudo. E nesse sentido deve ser entendida como pessoal, individual. Agora toda essa fantochada de criarem um Deus ou varios a que/quem devem vassalagem e tudo o mais, isso sim é uma palhaçada autentica, isso sim é uma invençao e uma intençao humana isso sim é quase tudo o que ha no mundo e arredores de mau. Quanto ao facto de dissociar a religiao das igrejas ser utópico, aí tenho de discordar. Isto é, acredito com muita força (ou faço muita força para acreditar lol) que ha crentes de varias "religiões" que se distanciam de toda essa palhaçada e que conseguem reter a ideia que está por trás: ou seja, não acreditarem em Deus, por exemplo, mas acreditarem no que ele representa. Outro abraço.
    Alessandra Guevara
    Alessandra Guevara
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 42
    Idade : 51
    Data de inscrição : 19/04/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Alessandra Guevara Qua maio 06, 2009 5:04 pm

    Mas, a Religião não pressupõe a ligação a uma Entidade sobrenatural ou trascendental?
    Para mim a busca de um sentido para a vida e consequentemente para a morte está muito bem retratada no filme «O Sentido da Vida» dos Monty Pithon...lol.
    «A Religião é o ópio do Povo» já dizia Marx...e não há como fugir desta verdade absoluta, quando somos conscientes sobre o Mundo em que vivemos.
    Um abraço
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Qua maio 06, 2009 5:19 pm

    A Religião pressupõe respostas de origem sobrenatural. Não tens de acreditar que existe um bacano qualquer la em cima ou ca ou la em baixo, sei la onde, que mande fazer chuva ou sol para teres crenças religiosas. E quanto a mim, estou longe de procurar sentido do que quer que seja na Religiao. Mas ha pessoas que o fazem, e eu consigo conceber isso como válido - isto se o fazem conscientemente, e nao por terem sido operados ao cerebro por padres demagogos (passo a redundância).

    [Esqueci-me do abraço lol. Cumprimentos]
    Alessandra Guevara
    Alessandra Guevara
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 42
    Idade : 51
    Data de inscrição : 19/04/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Alessandra Guevara Qua maio 06, 2009 5:28 pm

    Se a Religião pressupõe respostas de origem sobrenatural, mas não há um bacano...fica ainda mais complicado...então é o sobrenatural sustentado em quê? Que confusão...«Graças a Deus sou Ateu» lol

    (pá...não te esqueças do abraço...somos a prova viva que é possível debater ideias, entrar em contradição, sem nos esfaquearmos...lol)

    Um abraço
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Qua maio 06, 2009 5:36 pm

    Bom eu nao me quero tornar mais confusa ainda. O que eu disse foi que nao é necessaria a personificação. Nao acreditas que existe um bacano manda chuva, mas acreditas, por exemplo numa força que move todas as coisas, que provoca a chuva ou os dias de sol, etc e das-lh o mesmo nome, é Deus, é Ala, é o Diabo. Pode ate nem ser uma "força" e ser só um "porque". Por esses caminhos... Mais uma vez, eu so estava a reforçar a ideia que a religiao nao é aquilo que nos impingem.

    Um abraço. lol
    Alessandra Guevara
    Alessandra Guevara
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 42
    Idade : 51
    Data de inscrição : 19/04/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Alessandra Guevara Sex maio 08, 2009 3:43 am

    Não haverá também aqui alguma confusão entre Deus e Cristo? Porque Deus é entendido como uma força sobrenatural, e Cristo a sua imagem enquanto homem... outra coisa que me deixa confusa, é o facto de a religião ser usada como instrumento para responder a várias questões de ordem existencial, encerrando em
    si mesma um conjunto infinito de contradições...parece um filme de David Lynch...a história desenrola-se mas, ninguém a entende...lol...ainda estou para saber o que se passou com Laura Palmer, depois de 500 episódios da bendita série...lol. O tradicional abraço, sem contradições.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Sex maio 08, 2009 4:14 pm

    Alessandra Guevara escreveu:Não haverá também aqui alguma confusão entre Deus e Cristo? Porque Deus é entendido como uma força sobrenatural, e Cristo a sua imagem enquanto homem... outra coisa que me deixa confusa, é o facto de a religião ser usada como instrumento para responder a várias questões de ordem existencial, encerrando em
    si mesma um conjunto infinito de contradições...

    Nâo, nâo estou a confundir Deus com Cristo, nem tinha em mente a religiao cristã. O que eu disse é que esse Deus faz escolhas, Deus (enquanto força) decide, daí eu ter falado em personificaçao. Mas pronto, desta vez eu é que não fui clara. Em relaçao ao resto, não creio que a religião em si seja contraditória. O que pode ser contraditório sao os artificios de que a enchem. Saudações Smile
    Alessandra Guevara
    Alessandra Guevara
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 42
    Idade : 51
    Data de inscrição : 19/04/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Alessandra Guevara Seg maio 11, 2009 2:23 am

    Trevas, mas se essa força, que é Deus, faz escolhas, então é um Deus extremamente injusto! Criminoso até!
    Se a religião não é contraditória, mas apenas os artifícios que a compõem, então a religião existe como uma entidade? Fora do Homem?
    Consegues definir-me religião? Para que possa compreender-te melhor?
    Abraço.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Seg maio 11, 2009 7:33 am

    Alessandra Guevara escreveu:Trevas, mas se essa força, que é Deus, faz escolhas, então é um Deus extremamente injusto! Criminoso até!

    LOL pois, é capaz de ser. Ou a sua justiça é baseada noutros valores. Cada crente (consciente), terá, naturalmente, a sua ideia acerca disso. Bom, em relaçao ao resto, Religião para mim é um modelo de ideias apenas. Tal como a ciência o é, por exemplo (e só como exemplo). A Religião é a base, o pano de fundo de todas as correntes/seitas/seja-o-que-for religiosas, e essas correntes/seitas/seja-o-que-for é que se tornam contraditórias ao lhe adicionarem pormenores ou ao lhe darem forma (e lá está, usam-na em seu proveito). Um abraço.
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Seg maio 11, 2009 11:47 am

    Trevas escreveu:A Religião é a base, o pano de fundo de todas as correntes/seitas/seja-o-que-for religiosas, e essas correntes/seitas/seja-o-que-for é que se tornam contraditórias ao lhe adicionarem pormenores ou ao lhe darem forma (e lá está, usam-na em seu proveito).

    Desculpa, mas se a Bíblia ''Sagrada'' é o texto base do cristianismo (religião), então a religião em si é contraditória, bastante até.
    Um exemplo:

    '' Devemos fazer...

    ... imagens esculpidas ...

    (Êx 25:18 ) Farás dois querubins de ouro batido nas duas extremidades do propiciatório.

    (Nm 21:8 ) Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar, viverá.

    (1Rs 7:28-29 ) Tinham painéis que estavam entre molduras, sobre os quais haviam leões, bois e querubins.

    ... ou elas são abominações aos olhos do Senhor?

    (Êx 20:4 ) Não farás para ti imagens de escultura.

    (Lv 26:1 ) Não farás para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem de escultura nem estátua.

    (Dt 27:15 ) Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominável ao Senhor.

    (Jr 8:19 ) Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?''
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Seg maio 11, 2009 11:59 am

    Trevas escreveu:A Religião é a base, o pano de fundo de todas as correntes/seitas/seja-o-que-for religiosas, e essas correntes/seitas/seja-o-que-for é que se tornam contraditórias ao lhe adicionarem pormenores ou ao lhe darem forma (e lá está, usam-na em seu proveito).

    Desculpa, mas se a Bíblia ''Sagrada'' é o texto base do cristianismo (religião), então a religião em si é contraditória, bastante até.
    Um exemplo:

    '' Devemos fazer...

    ... imagens esculpidas ...

    (Êx 25:18 ) Farás dois querubins de ouro batido nas duas extremidades do propiciatório.

    (Nm 21:8 ) Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar, viverá.

    (1Rs 7:28-29 ) Tinham painéis que estavam entre molduras, sobre os quais haviam leões, bois e querubins.

    ... ou elas são abominações aos olhos do Senhor?

    (Êx 20:4 ) Não farás para ti imagens de escultura.

    (Lv 26:1 ) Não farás para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem de escultura nem estátua.

    (Dt 27:15 ) Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominável ao Senhor.

    (Jr 8:19 ) Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?''[/quote]


    Trevas escreveu:Cada crente (consciente), terá, naturalmente, a sua ideia acerca disso. Bom, em relaçao ao resto, Religião para mim é um modelo de ideias apenas.
    Acho que não lol. Os crentes (até os conscientes, se é que isso não é contraditório) acreditam que há um Deus, que numa situação pode ser todo-poderoso, omnipresente, noutra já pode não ter nada a ver com o sucedido. Numa pode fazer um milagre para salvar uma pessoa, noutra, se sobreviveu um criminoso, já não é obra dele. Se morre uma pessoa, tanto pode ser castigo, como uma passagem para o céu, tendo sido essa pessoa escolhida por ele, como nada. É como convém, e não há nada de concreto. Não há um modelo ideológico bem fundamentado, há uma coisa muito vasta, deliberadamente adaptável, para que não morra a fonte de dinheiro e de poder, com o avanço das ciências.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Seg maio 11, 2009 12:01 pm

    RCN escreveu:
    Desculpa, mas se a Bíblia ''Sagrada'' é o texto base do cristianismo (religião), então a religião em si é contraditória, bastante até.

    Mas isso é a religiao Cristã, ou seja, já sao os artificios por cima da Religiao em si!
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Seg maio 11, 2009 12:28 pm

    Então a religião é algo que existia antes de serem criadas as ''correntes/seitas/seja-o-que-for religiosas''...
    Se a religião é uma teoria então, um modelo de ideias, então é um modelo de ideias em que se acredita porque sim. Uma teoria muito fácil. É haver Deus e pronto.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Seg maio 11, 2009 12:34 pm

    Pronto, e isso é uma opinião. Não considero, no entanto, uma teoria fácil embora também não goste dela. Mas, mais uma vez, acho que não estou a ser bem entendida Crying or Very sad
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Seg maio 11, 2009 12:45 pm

    Então explica-me a teoria, e o porquê de não ser fácil.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Seg maio 11, 2009 1:05 pm

    Oh eu ja expliquei em posts anteriores, a possivel existencia de uma força que dá sentido às coisas, etc. Em relação ao fácil:

    - Tu acreditas na ciência (por exemplo), porque os seus fundamentos fazem sentido para ti. Acreditarias na Religião pelo mesmo motivo, porque os seus fundamentos fariam sentido para ti.

    - Encontrar sentido não é algo fácil, se pensares sobre isso, claro.

    - Os "argumentos" da Religião são de ordem diferente da ciência. E agora falo da ciência porque é um modelo de ideias cujos argumentos sâo observaveis. Como os observas, aceita-los. Os argumentos da Religião terás de aceitá-los de forma diferente - e não é acreditar porque sim, será ou seria acreditar porque lhes encontraste sentido.
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Seg maio 11, 2009 1:49 pm

    Mas encontras-lhes sentido porque sim lol, não há nada em que te possas basear senão na fé, apenas tens fé naquilo, apenas acreditas, porquê? Porque sim, mais nada. Não tem fundamentos lógicos.

    Conteúdo patrocinado


    Religiões e crenças - Página 5 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Mar 18, 2024 10:10 pm