Jovens críticos e interventivos

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Jovens críticos e interventivos

Para todos os jovens com espírito crítico que gostem de discutir ideias sobre diversos assuntos. Porque ''da discussão nasce a luz''!


+6
ForgottenFace
Trevas
Amartia
bigos
martagil
RCN
10 participantes

    Religiões e crenças

    martagil
    martagil
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 49
    Idade : 31
    Data de inscrição : 01/03/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty religiões e crenças

    Mensagem  martagil Seg Mar 09, 2009 1:32 pm

    Não estamos a proferir aqui o budismo como o auge das religiões, para isso éramos budistas.
    Pelo que vi somos todos ateus.

    1º Proferi o budismo porque para mim é o mais interessante, o mais correcto, como exemplo e não como veneração.
    2º Para quem já leu o tópico sobre a leitura, já tinha dito que "sidhartha" era um dos meus livros preferidos muito antes deste assunto ser discutido, e portanto wikipédias são para aqui dispensadas uma vez que nunca pesquisei nada sobre tal. Sugeri-o porque é um bom livro e relacionado com o assunto que estávamos a falar.

    Gostava de saber qual é o problema quanto a isto?
    Tanto poderia falar do Buda como poderia falar na madre teresa de calcutá (que também é uma grande mulher e pertence há igreja católica).
    Tatiana
    Tatiana
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 51
    Idade : 32
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Tatiana Seg Mar 16, 2009 5:43 pm

    segundo o bispo, ''o aborto é mais grave do que a violação''.

    Que absurdo!
    Ora porque será que a violação, segundo o padre, não é tao grave como o aborto. Rolling Eyes
    Se for preciso esse padre é um pedófilo, como todos os outros Suspect
    Nila
    Nila
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 101
    Idade : 39
    Data de inscrição : 06/04/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Nila Seg Abr 06, 2009 5:05 pm

    Voces perdem.se em detalhes desnecessarios. O tal acha k o budismo é uma religiao de perguiçosos porque leu um resumo curto sobre ela na wiki e deve ter reparado que o cristianismo tem muitas mais palavras e custou.lhe mais a ler. Deixem.o pensar, afinal toda as gent tem de pensar o mesmo? tera mesmo ele de saber que o budismo é uma religiao mais antiga k o cristianismo que é baseada na iluminaçao e no bem estar tanto espiritual como fisico do humano com a natureza? acham mesmo que ele percisa de saber que o budismo é considerado como uma religiao porque tem crenças na resureiçao e numa ordem da vida? Uma ideologia que tem castigos e definição de bem e mal? Deixem o rapaz ficar com a wikipedia que afinal é a fonte de informaçao do povo para o povo.

    Odeio que confundam cristianismo com a catolica (o cristianismo é a crença em cristo, a religiao catolica é uma vertente, tal como os protestantes, os catolicos obdecem, per se, ao papa... capaz de haver disto no wiki mas era grande de mais, coisa para intelectuais mais activos que eu.)

    Vejo que criticam os mulçumanos pelas guerras santas, que fomos nos, portugueses, sim, que lhes ensinamos a luta em nome de deus com as crusadas e a criaçao do nosso pais.

    Das grandes religioes ninguem aqui conhece o hinduismo, ou escapou.me? tambem é uma religiao muito interessante, falemos dessa, pode ser que aprendamos algo.

    tup.tup, concordo com o tech, temos a necessidade de acreditar em algo mas eu fui criada para nao acreditar. Orgulho de pertencer a uma familia com varias geraçoes ateistas, nunca questionei a minha existencia, que é o primeiro passo para a conversao... oh..

    O budismo nao tem um deus, porque todos podemos atenguir o estatuto BUDA, e acho ke é dai que vem a "moda" ou afeiçao de ateistas por esta linda religiao, o facto de não se ter de prestar vassalagem.
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Seg Abr 06, 2009 5:53 pm

    Não é tudo, também tenho a dizer que aqui: ''Deixem.o pensar, afinal toda as gent tem de pensar o mesmo?'' é deixem-no, não deixem-o.
    Nila
    Nila
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 101
    Idade : 39
    Data de inscrição : 06/04/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Nila Seg Abr 06, 2009 5:57 pm

    RCN escreveu:Não é tudo, também tenho a dizer que aqui: ''Deixem.o pensar, afinal toda as gent tem de pensar o mesmo?'' é deixem-no, não deixem-o.
    denovo, se é tudo o ke me tens a dizer, nao me incomoda. Ainda bem que ligas mais à gramatica que a qualquer tipo de argumentação.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Seg Abr 06, 2009 7:22 pm

    Exmº Senhor administrador, se me permite a indelicadeza, creio que está a fugir ao tópico. Recomendo que tenha a gentileza de se controlar. Os maiores cumprimentos Smile
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Seg Abr 06, 2009 7:23 pm

    Trevas escreveu:Exmº Senhor administrador, se me permite a indelicadeza, creio que está a fugir ao tópico. Recomendo que tenha a gentileza de se controlar. Os maiores cumprimentos Smile

    LOL peço perdão.
    Farei por isso, cara utilizadora. rabbit
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Seg Abr 06, 2009 7:29 pm

    *passo vénia. passo vénia ( a bater com o nariz no chão e a fazer floreados com os braços )*
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Seg Abr 06, 2009 7:33 pm

    Exmª Senhora utilizadora, se me permite a indelicadeza, creio que está a fugir ao tópico. Recomendo que tenha a gentileza de se controlar. Os maiores cumprimentos.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Seg Abr 06, 2009 7:37 pm

    [ artimanhoso cyclops ]
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Ter Abr 07, 2009 12:31 pm

    Nila escreveu:(...)nunca questionei a minha existencia, que é o primeiro passo para a conversao...

    Tenho uma opinião absolutamente contrária. Sou ateu, e acho que para se ter um ponto de vista ateísta é necessário, precisamente, questionar-se a existência, em vez de se aceitar dogmas fixistas, por exemplo, que não têm qualquer sentido, na minha opinião.
    O que eu acho, pelo que disseste, é que és ateia pela mesma razão que os cristãos são cristãos. Ou seja: apenas pela educação que te foi dada.
    Eu também tenho família ateia, também com muito orgulho, e claro que a educação influencia sempre, mas sempre fui muito questionador em relação a tudo, portanto sou profundamente ateu precisamente porque me questionei e raciocinei enquanto tu, corrige-me se estiver errado, és ateia porque te educaram assim e não te questionaste. Tal como um católico é católico porque os pais o educaram assim e provavelmente o enfiaram em catequeses desde criança.
    ForgottenFace
    ForgottenFace
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 92
    Idade : 33
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  ForgottenFace Ter Abr 07, 2009 12:48 pm

    Nila escreveu:
    (...)nunca questionei a minha existencia, que é o primeiro passo para a conversao... oh..

    Epah...não sabia que A maior questão filosófica era o primeiro passo para a conversão. Mas a conversão para o quê afinal?
    Eu pergunto-me porque motivo estamos todos neste mundo e, no entanto, nunca associei isso a religião.
    Deves ser a primeira pessoa que "conheço" a dizer isso.
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  TeCh Ter Abr 07, 2009 1:01 pm

    Oh RCN, não quero de maneira nenhuma ofender-te, mas tu pensas antes de escrever?
    Dizes que os cristãos são cristãos apenas pela educação, e o mesmo dizes dos católicos, mas que tu para além da educação és ateu porque te questionaste sobre a existência de algo e isso fez de ti ateu. Não te passa sequer pela cabeça que os cristãos ou católicos se questionem também sobre a existência de um Deus e que realmente acreditem nela, que isso vá para lá da educação como dizes que o teu ateísmo foi? Mais uma vez te digo que tu não és dono da verdade absoluta, a verdade tem várias faces e é diferente para cada pessoa. O facto de uma pessoa não ter a mesma opinião que tu não quer dizer que esteja errada, ainda por cima num assunto com pano para mangas como é a religião. São crenças, nenhuma está certa ou errada, são apenas crenças, demonstrações de fé. Eu tenho um colega de turma que era ateu até que questionou Deus, pediu-lhe uma prova da sua existência, e diz que a partir daí Deus provou-lhe a sua existência dando-lhe uma enorme alegria e hoje é Mormon praticante. Epa, corrige-me se estiver errado, mas isto não foi de educação ou foi?

    E nisto não estou a querer dizer que tu estás errado ou que os crentes estão certos porque nem eu sei no que acredito, estou apenas a chamar-te a atenção (e tu claro, só ligas se quiseres) para a tua tendência a ser dono de uma verdade que se não é seguida à risca por outros, esses mesmos tornam-se automaticamente ignorantes.
    Nila
    Nila
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 101
    Idade : 39
    Data de inscrição : 06/04/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Nila Ter Abr 07, 2009 1:16 pm

    RCN, considera-te corrigido. Que achas tu que é uma educação ateista se não a ausencia de contacto com a religião? Pensas que os meus pais me faziam ler textos sobre ateismo or somethin?

    Porque acham voces que existe a religiao? Para justificar aquilo que não se conhece, para que as pessoas se sintam confortaveis ao acharem que tem um proposito, que ha algo que as guarda e proteje, é por alguem um dia ter questionado porque existia que a religião começou.
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Ter Abr 07, 2009 1:48 pm

    Nila escreveu:é por alguem um dia ter questionado porque existia que a religião começou.
    É por alguém um dia se ter questionado, sim. E nesse dia não existia ciência. E só se conseguiu encontrar uma razão para a existência, um pai, um Deus. E se hoje há menos crentes que há cem anos atrás é de certeza por haver gente a questionar-se.

    E Galileu, por exemplo, que nem sei se era ateu ou não, mas que contrariou as ideias da Igreja, defendendo o heliocentrismo, e que por isso foi condenado pelo santo ofício, achas que foi por não se questionar?
    Ou alguém que é educado numa Igreja e que depois sai porque se torna ateu, não é com certeza por pensar ''ah, a partir de agora não me vou questionar sobre a minha existência.''

    Tech, cada vez que eu dou a minha opinião agora dizes que acho que sou dono da verdade absoluta, eu vou sublinhar algumas partes do meu post:
    ''Tenho uma opinião absolutamente contrária. Sou ateu, e acho que para se ter um ponto de vista ateísta é necessário, precisamente, questionar-se a existência, em vez de se aceitar dogmas fixistas, por exemplo, que não têm qualquer sentido, na minha opinião.
    O que eu acho, pelo que disseste, é que és ateia pela mesma razão que os cristãos são cristãos. Ou seja: apenas pela educação que te foi dada.
    Eu também tenho família ateia, também com muito orgulho, e claro que a educação influencia sempre, mas sempre fui muito questionador em relação a tudo, portanto sou profundamente ateu precisamente porque me questionei e raciocinei enquanto tu, corrige-me se estiver errado, és ateia porque te educaram assim e não te questionaste. Tal como um católico é católico porque os pais o educaram assim e provavelmente o enfiaram em catequeses desde criança.''
    Não sei estas expressões todas bastam, se calhar tenho que começar a por mais.

    Quanto ao teu amigo, tenho-lhe o maior respeito, mas não sei que prova pode ''Deus'' dar. É que eu nunca vi provas da existência de Deus, nem nunca foram dadas. O que vi foram invenções e, quem não acredita nelas é que tem que provar que não existem. Como um exemplo que ouvi um ateu dar na televisão uma vez, ''É a mesma coisa que eu dizer agora que existe um esparguete gigante e invisível a voar à volta da terra e pedir-vos: se não acreditam, provem-me o contrário.'' Ah, e é a minha opinião, se calhar até existe um Deus-nosso-senhor-todo-poderoso que me espetou um osso na barriga quando me fez, que não serve para nada, o apêndice, que outros dizem que são provas vestigiais da evolução, uma coisa que já foi uma cauda em tempos. Mais uma vez, é a minha opinião, não me acho dono da verdade absoluta.
    Até me questiono se não haverá algo vivo maior que nós, sobre o infinito, coisas um pouco abstractas e complexas, e aceito que não é impossível. Mas acho as crenças religiosas absurdas(as que conheço, pois não conheço todas as religiões), de um Deus que nos controla e que nos ouve nas nossas orações. Tenho o direito de achar. Mas não deixo de respeitar quem acredita. Não respeito é quem faz disso fonte de riqueza e de poder, mas isso já disse.
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  TeCh Ter Abr 07, 2009 2:24 pm

    RCN mas mais uma vez tu estás a meter religião e Igreja no mesmo saco quando são coisas completamente diferentes.
    O facto de Galileu ter sido condenado não é o que manda a religião mas sim o que manda a Igreja. Religião é algo intangível, não palpável, Igreja é apenas uma organização hierarquizada que representa a religião. Mas as coisas praticadas pelos homens que estão na Igreja não faz com que a religião esteja englobada, o exemplo disso é o Islão onde os muçulmanos actualmente são capazes de ser os maiores responsáveis pela maioria das guerras enquanto que a sua religião não apela à violência, muito pelo contrário.

    Quanto às "verdades absolutas" eu só digo isto porque tu falas duma maneira que parece inferiorizar os outros que não pensam como tu, como na generalização dos cristão e católicos só o serem devido à educação e não por realmente acreditarem no que acreditam enquanto tu isto e aquilo. Mas como disse, foi só uma chamada de atenção, no big deal.

    Quanto às manifestações de Deus, ele manifesta-se de maneiras diferentes para pessoas diferentes, cada um tem o seu, acredite nele ou não.
    Nila
    Nila
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 101
    Idade : 39
    Data de inscrição : 06/04/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Nila Ter Abr 07, 2009 2:57 pm

    RCN escreveu:
    É por alguém um dia se ter questionado, sim. E nesse dia não existia ciência. E só se conseguiu encontrar uma razão para a existência, um pai, um Deus. E se hoje há menos crentes que há cem anos atrás é de certeza por haver gente a questionar-se.
    Desculpa.. a ciencia arranjou alguma vez uma justificaçao sequer justificada, provada inquestionavel sobre a razao da existencia?


    RCN escreveu:
    E Galileu, por exemplo, que nem sei se era ateu ou não, mas que contrariou as ideias da Igreja, defendendo o heliocentrismo, e que por isso foi condenado pelo santo ofício, achas que foi por não se questionar?
    Ou alguém que é educado numa Igreja e que depois sai porque se torna ateu, não é com certeza por pensar ''ah, a partir de agora não me vou questionar sobre a minha existência.''
    Galileu não se questionou sobre a sua existencia e descobrio o heliocentrismo. Galileu viu que algo nao batia certo e apercebeu.se que a sabedoria que a biblia lhe ensinava em relaçao ao universo tinha um erro, e a Igreija Cristã achou que isso podia fazer que alguem se perguntasse que mais estaria errado.



    RCN escreveu:
    Quanto ao teu amigo, tenho-lhe o maior respeito, mas não sei que prova pode ''Deus'' dar. É que eu nunca vi provas da existência de Deus, nem nunca foram dadas. O que vi foram invenções e, quem não acredita nelas é que tem que provar que não existem. Como um exemplo que ouvi um ateu dar na televisão uma vez, ''É a mesma coisa que eu dizer agora que existe um esparguete gigante e invisível a voar à volta da terra e pedir-vos: se não acreditam, provem-me o contrário.'' Ah, e é a minha opinião, se calhar até existe um Deus-nosso-senhor-todo-poderoso que me espetou um osso na barriga quando me fez, que não serve para nada, o apêndice, que outros dizem que são provas vestigiais da evolução, uma coisa que já foi uma cauda em tempos. Mais uma vez, é a minha opinião, não me acho dono da verdade absoluta.
    Até me questiono se não haverá algo vivo maior que nós, sobre o infinito, coisas um pouco abstractas e complexas, e aceito que não é impossível. Mas acho as crenças religiosas absurdas(as que conheço, pois não conheço todas as religiões), de um Deus que nos controla e que nos ouve nas nossas orações. Tenho o direito de achar. Mas não deixo de respeitar quem acredita. Não respeito é quem faz disso fonte de riqueza e de poder, mas isso já disse.

    Creio que não conheces religião alguma pois nem sabes separar a religião da Igreija.
    Se a tua razao para nao acreditar em deus é a teoria da evoluçao, é... estranho, pois isso nao faz que deus deixe de existir, isso apenas diz que tamos relacionados com os macaquinhos (kutxi) deus pode ternos posto em cima da terra cmo ratos e nos termos sido o unico animal que evoluio ao ponto de ser merecedor de o conhecer, e por isso ternos mandado (no caso da religiao catolica) o seu filho.
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Ter Abr 07, 2009 3:11 pm

    Nila escreveu:Desculpa.. a ciencia arranjou alguma vez uma justificaçao sequer justificada, provada inquestionavel sobre a razao da existencia?
    Arranjou várias teorias, nunca factos. Mas considero qualquer uma das teorias cientificas mais verosímil que a criação divina.

    Nila escreveu:Se a tua razao para nao acreditar em deus é a teoria da evoluçao, é... estranho, pois isso nao faz que deus deixe de existir, isso apenas diz que tamos relacionados com os macaquinhos (kutxi) deus pode ternos posto em cima da terra cmo ratos e nos termos sido o unico animal que evoluio ao ponto de ser merecedor de o conhecer, e por isso ternos mandado (no caso da religiao catolica) o seu filho.
    Claro, és livre de acreditar que sim. Acabaste de pensar acerca da tua existencia, pelas tuas ideias, já faltou mais para seres crente. lol
    Nila
    Nila
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 101
    Idade : 39
    Data de inscrição : 06/04/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Nila Ter Abr 07, 2009 3:41 pm

    apenas disse k a evoluçao nao diz k nao ha deus.

    teorias na ciencia sao como creenças. apenas acreditas nelas pk tens fe.
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Ter Abr 07, 2009 3:44 pm

    Nila escreveu:teorias na ciencia sao como creenças. apenas acreditas nelas pk tens fe.
    E/ou porque são fundamentadas com argumentos de forma a fazerem sentido.
    Nila
    Nila
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 101
    Idade : 39
    Data de inscrição : 06/04/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Nila Ter Abr 07, 2009 4:17 pm

    tambem a existencia de deus faz sentido para muitos.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Ter Abr 07, 2009 4:34 pm

    Nila escreveu:tambem a existencia de deus faz sentido para muitos.

    Sim, mas esse sentido não é lógico.
    Nila
    Nila
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 101
    Idade : 39
    Data de inscrição : 06/04/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Nila Ter Abr 07, 2009 4:36 pm

    nao para ti, nao para mim ate. mas se elas chegaram a essa conclusao quem somos nos para julgar?
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Ter Abr 07, 2009 4:43 pm

    Nao, repara, eu disse lógico a significar matemático. É só para diferenciar a crença na religião e a convicçao (já que é diferente de crença, porque as suas justificaçoes provêm de tipos de "raciocinios" diferentes) na ciência.
    Nila
    Nila
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 101
    Idade : 39
    Data de inscrição : 06/04/2009

    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Nila Ter Abr 07, 2009 5:00 pm

    é a logica é creer em coisa que sao deduziveis com base na evidencia. digo denovo, apsar de para mim nao ser muitos veem deus como uma conclusao logica.
    ninguem é menor pelo k acredita... mas pelo que faz e ai o problema ja nao é a religiao.

    Conteúdo patrocinado


    Religiões e crenças - Página 3 Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 3:52 am