Jovens críticos e interventivos

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Jovens críticos e interventivos

Para todos os jovens com espírito crítico que gostem de discutir ideias sobre diversos assuntos. Porque ''da discussão nasce a luz''!


+6
ForgottenFace
Trevas
Amartia
bigos
martagil
RCN
10 participantes

    Religiões e crenças

    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças Empty Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Sáb Mar 07, 2009 8:02 am

    Já há um tempo, um utilizador do fórum sugeriu que se criasse um tópico acerca da religião. Demorou, mas não passa de hoje. Assim, gostava que partilhassem as vossas ideias religiosas.
    E eu tenho que ser sincero: sou ateu, e relaciono qualquer crença em divindades com ignorância e com a falta de capacidades de pensar pela própria cabeça, porque toda a gente que acredita em ''Deus'', acredita apenas devido à educação. Mas isso é apenas a minha opinião e espero que ninguém se sinta ofendido. Mas há uma grande diferença entre os crentes e os ateus: Os crentes acreditam em Deus, os ateus (os ateus mesmo, não os que dizem ''só acredito no que vejo'', que isso não é ser ateu, é mais ser agnóstico) sabem que não existe qualquer Deus. Aliás, não sei como é que Darwin não eliminou todas as crenças na criação divina, mas pronto.

    Quanto às Igrejas, são uns chulos que se aproveitam da ingenuidade das pessoas.
    E são animalescos. Ainda hoje vi uma notícia de uma história passada no Brasil, e foi assim: uma menina de 13 anos começou-se a sentir mal, foi ao médico com a mãe e descobriu-se que estava grávida de gémeos. Quem era o pai? Era o seu padrasto, tinha abusado dela. Como ela tinha apenas 13 anos, corria perigo de vida porque tinha gémeos no ventre. Então, foi feito um aborto. Esta família fazia parte de uma comunidade cristã, e sabem o que a igreja fez? Expulsou a menina da comunidade, mas não expulsou o seu padrasto, porque, segundo o bispo, ''o aborto é mais grave do que a violação''.

    E acabo com uma quadra:
    ''Pára-raios nas igrejas
    São para mostrar aos ateus
    Que os crentes, por mais que o sejam
    não têm confiança em Deus.''
    - António Aleixo.
    martagil
    martagil
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 49
    Idade : 31
    Data de inscrição : 01/03/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  martagil Sáb Mar 07, 2009 10:55 am

    As mortes dos judeus, das pessoas consideradas bruxas etc, vários casos que aconteceram no mundo relativamente há igreja são horríveis.
    A meu ver, a religião é uma coisa bonita, termos suposições e acreditarmos em histórias heróicas e míticas, como o caso da mitologia grega. Mas as igrejas estragam as pessoas e o valor que a meu ver deveria ter a religião. Deveria ser um exemplo de vida que nos incentivasse a tentar ser alguém tão importante como, por exemplo, Deus. Que nos levasse a agir bem. Mas há minha volta só vejo cenas do tipo: "Ah correu-me bem, graças a deus" Graças a deus? Eu diria mais, graças ao meus esforço. E o que quero dizer com isto é que não devemos viver na mente com um tipo de suporte que nos castiga ou prestigia, que faz as coisas por nós, porque o mérito ou falta dele é apenas nosso merecido, não de outra presença espiritual.

    É por isto que sou ateia, porque a religião hoje em dia é a destruição de coisas qe deviam servir para uma melhor sociedade. A única que ainda se escapa positivamente a meu ver, é mesmo o budismo, que acho fantástico.
    bigos
    bigos
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 106
    Idade : 34
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  bigos Sáb Mar 07, 2009 11:25 am

    li este belo tópico e não resisti a deixar a minha opinião.
    Sinceramente sou, tal como o rafa, ateu, não por não acreditar sem ver mas sim por querer que me sejam dadas provas da existencia de deus ou qualquer outra divindade tal como a ciencia refuta a existencia das mesmas, tal como a teoria da evolução refutou a a teoria cristã da construção do mundo em 6(7?) dias.
    Acho que a crença em tais coisas se deve à educação de que as pessoas são alvo, que logo desde nascença é-lhes impingida a crença num deus todo poderoso, mas para além disso acredito que a crença nessa religião em especial se deve a um conformismo, para mim incompreensivel, com que as pessoas conseguem viver e aceitar que tudo se deve a deus.

    Mas não vale a pena dizer muito, quando basta olhar para a história que o rafael falou para ver que belo deus este que que prefere um violador a uma criança que se ve obrigada a abortar por correr risco de vida se não o fizesse...


    PALAVRAS PRA QUE?

    AH e só para acabar...bela quadra
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Amartia Sáb Mar 07, 2009 12:17 pm

    Tenho exactamente a mesma opinião que o Rafael. Tenho aqui uma história para contar, para vos mostrar o quão tapadas são as pessoas religiosas. Estava na fnac com o Jorge (não me lembro do nome dele aqui do forum, mas foi ele que sugeriu este tema) e estavamos na secção do esoterismo e ocultismo, heis que chega uma senhora a questionar-nos porque é que precisavamos daqueles livros enquanto poderiamos ser religiosos (católicos), a dizer-nos que enquanto houver a palavra de cristo e deus não precisariamos de mais nada e a contar-nos histórias da biblia. Enfim, claramente conseguem ver que ela é daquelas pessoas tapadas, só vê o que quer..

    Quanto à história que o Rafael contou, também a li há poucos dias e fiquei chocada...Acho que a igreja ao tentar levar para a frente os ensinamentos cristãos acaba por fazer precisamente o contrário...

    Martagil, o budismo não é bem uma religião porque não tem um deus unificador de tudo Wink Acho o Budismo fascinante!
    martagil
    martagil
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 49
    Idade : 31
    Data de inscrição : 01/03/2009

    Religiões e crenças Empty religiões e crenças

    Mensagem  martagil Sáb Mar 07, 2009 12:23 pm

    O budismo pode não ter um deus unificador mas na nossa sociedade é admitido como uma religião. Talvez pela ignorância ou por compararem as suas crenças com as crenças religiosas.
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Amartia Sáb Mar 07, 2009 1:07 pm

    Pois, acho que passa muito por aí. Eu defino o Budismo como uma junção de uma religião e uma filosofia. Só por esta junção deixa de ser religião no verdadeiro sentido da palavra.
    martagil
    martagil
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 49
    Idade : 31
    Data de inscrição : 01/03/2009

    Religiões e crenças Empty religiões e crenças

    Mensagem  martagil Sáb Mar 07, 2009 1:11 pm

    Já que também te fascinas pelo budismo aconselho-te a leitura do livro "siddhartha" de Heman Hesse. É espectacular, dá-te vontade de mudares a tua vida e aderires a essa filosofia, como caracterizaste.
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Amartia Sáb Mar 07, 2009 1:12 pm

    Já li Razz li-o no verão do ano passado. Gostei imenso!
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Sáb Mar 07, 2009 5:41 pm

    RCN escreveu:E eu tenho que ser sincero: sou ateu, e relaciono qualquer crença em divindades com ignorância e com a falta de capacidades de pensar pela própria cabeça, porque toda a gente que acredita em ''Deus'', acredita apenas devido à educação. Mas isso é apenas a minha opinião e espero que ninguém se sinta ofendido. Mas há uma grande diferença entre os crentes e os ateus: Os crentes acreditam em Deus, os ateus (os ateus mesmo, não os que dizem ''só acredito no que vejo'', que isso não é ser ateu, é mais ser agnóstico) sabem que não existe qualquer Deus. Aliás, não sei como é que Darwin não eliminou todas as crenças na criação divina, mas pronto.

    Eu também sou ateia. A minha avó bem tentou levar-me para os "caminhos do Senhor", mas eu não fui nessa (para dizer a verdade acho que ela própria não ia muito nessa, era o hábito ou coisa que o valha).


    A crença em divindades (de forma ignorante) é o prato forte do dia e é de brola. Suspect

    De facto, se há coisa de que não carecemos por cá é de gente ignorante. (Não que essa gente tenha sempre culpa - talvez nunca tenham sido estimulados intelectualmente, talvez porque não tenham conhecido outra realidade, talvez porque ainda dá trabalho ver mais além, e nem sempre é proveitoso... enfim). O que acontece é que engolem tudo o que lhes diz o padre da paroquia mais próxima (cuja fé é na realidade do tamanho do cofre da igreja), e aceitam cegamente o absurdo de existir um bacano qualquer lá em cima * a ponderar para onde os vai mandar quando morrerem. E são felizes nessa realidade anti-natura. Deixai-os ser.

    [* alguém me explica porque é que dizem que Deus-Nosso-Senhor está no céu, e inclusive apontam para cima quando se referem a Ele, quando noutras situações as mesmas pessoas afirmam que afinal Deus está em todo o lado? ! .... Idea ....Em caso de dúvida, dizemos que está no céu, porque o céu é muito grande e portanto há mais probabilidade de estar no céu que noutro sitio qualquer?! Suspect ]

    Depois, claro está, essas pessoas tem filhos, e então essa estupidez passa de geração em geração. E eu digo que é estupidez porque é uma crença ignorante, baseada em nada minimamente credível (eu já nem digo credível de todo).

    Mas eu não relaciono “qualquer crença em divindades com ignorância e com a falta de capacidades de pensar pela própria cabeça”. Eu consigo conceber a existência de alguém não ignorante e bastante inteligente até que acredite que haja uma força divina a “controlar” o mundo. Bom, ainda bem que falaram em Darwin, assim posso explicar melhor a que me refiro: Darwin era crente. Elaborou aquela teoria da evolução e tudo o mais, mas sem nunca deixar de crer em Deus. Na realidade, ele acreditava que Deus controlava a selecção natural, era Deus que actuava continuamente sobre as espécies. Portanto, para Darwin, a criação do mundo em não sei quantos dias era um absurdo, mas a existência de uma ordem divina não era abalada.

    Para mim, isso das crenças são apenas maneiras de ver o mundo, ou até estilos de vida. Aceito-os (quando não são ignorantes, como referi acima), mas para mim não dá. Sou ateia porque sou demasiado naturalista para processar ordens ditas não naturais. E é só.

    [Nota: como é que é isso do “só acredito no que vejo”? Estarão à espera que Deus-Todo-Poderoso, Ala, Buda, ou o diabo lhes apareça à frente a comprovar que de facto existe(m)? Suspect Lol não consigo alcançar isso, a sério]
    ForgottenFace
    ForgottenFace
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 92
    Idade : 33
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  ForgottenFace Sáb Mar 07, 2009 7:17 pm

    RCN escreveu:

    Quanto às Igrejas, são uns chulos que se aproveitam da ingenuidade das pessoas.
    E são animalescos. Ainda hoje vi uma notícia de uma história passada no Brasil, e foi assim: uma menina de 13 anos começou-se a sentir mal, foi ao médico com a mãe e descobriu-se que estava grávida de gémeos. Quem era o pai? Era o seu padrasto, tinha abusado dela. Como ela tinha apenas 13 anos, corria perigo de vida porque tinha gémeos no ventre. Então, foi feito um aborto. Esta família fazia parte de uma comunidade cristã, e sabem o que a igreja fez? Expulsou a menina da comunidade, mas não expulsou o seu padrasto, porque, segundo o bispo, ''o aborto é mais grave do que a violação''.

    A miúda tem 9 anos e não 13, o que ainda é pior. Quem tem 13 é o puto de Inglaterra que teve uma filha em Fevereiro.

    Mas enfim isso revolta-me tanto ("o aborto é mais grave que a violação") que eu nem me consigo expressar como deve ser.

    Uma pessoa que for estudar a Bíblia e que não esteja já influenciada, vai ver uma data de coisas que não batem certo. Nem é preciso ir muito longe, começa-se logo pelo Génesis e aquilo começa logo de uma maneira muito macabra.

    Mas cada um interpreta a Bíblia à sua maneira. O Corão não deve dizer lá para atares uma bomba a volta da cintura e fores para uma praça pública. Mas também nunca li o Corão.

    O Homem desde sempre que procurou uma justificação para os seus actos e a religião é isso mesmo.

    Mas apesar de tudo ás vezes é bom para as pessoas tirarem alguma força de algum lado, principalmente quando estão em situações más. Não quer dizer que faça alguma coisa, mas deve dar esperança e algum conforto, por mínimos que sejam.

    Eu sou agnóstica. Não acredito em entidades ominiscientes e omnipresentes que irão decidir se eu vou para o céu ou para o inferno. Acredito que há uma coisa mais forte que nós humanos e que não pode ser controlada, que é a natureza.
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Amartia Dom Mar 08, 2009 4:10 am

    Sara, primeiro dizem que Deus está em todo o lado pelo simples facto de ser o "sitio" oposto ao inferno, uma vez que Deus é uma "entidade boa e suprema" deverá encontrar-se no local bom, não na terra (que é o sitio para os mortais e pecadores) mas sim no céu que é o sitio onde não se admite pecados ou coisa que o valha...é o local para perfeitos, no verdadeiro sentido da palavra. Por exemplo, tu quando estás sentada no teu sofá amarelo (o maior) da tua sala, consegues ver quem passa no corredor, certo?...mas não consegues ver quem está na cozinha, porquê? porque estás nesse sofá. Então diz-se que Deus está em todo o lado porque, supostamente, ele consegue vigiar cada cabeça do rebanho (que somos nós). Suponho que seja esta a explicação.

    Depois, outra coisinha: "Estarão à espera que Deus-Todo-Poderoso, Ala, Buda, ou o diabo lhes apareça à frente a comprovar que de facto existe(m)". Buda existiu mesmo, não é um Deus, é um homem como todos os outros. Chama-se Siddhartha Gautama e pensa-se que foi um príncipe e na realidade deixou alguns ensinamentos que deram origem ao Budismo Razz


    Eu relaciono "qualquer crença em divindades com ignorância e com a falta de capacidades de pensar pela própria cabeça" nesse próprio aspecto, ou seja...em termos religiosos penso que essa pessoa tem algumas dificuldades em pensar pela própria cabeça (isto de uma forma generalizadora) mas, isso não significa que seja ignorante noutros aspectos, penso que não é uma relação necessária.

    O homem ao tornar-se homo erectus passou a ter uma visão mais ampla de toda a realidade e tomou uma consciência maior de certos fenómenos que aconteciam e que ele não conseguia explicar, porque não tinha ferramentas físicas e mentais para o fazer. Então começou a atribuir razões para esses fenómenos a seres superiores que nem ele via, porque ele na realidade também não sabia o que se estava a passar. E, para o homem, estas foram razões bastante lógicas para resolver os seus problemas, pelo menos sentia-se mais confortável e protegido. E toda esta "lógica" foi passando de gerações em gerações e o homem continua a atribuir causas a coisas que não se sabe se existem, para no fundo se sentirem protegidos. Como a ForgottenFace disse às vezes é bom para as pessoas tirarem força de algum lado, e isto é bem verdade. A força psicológica muitas vezes manda na física e se uma pessoa acreditar que vai vencer uma certa doença "graças a Deus" provavelmente isso será um passo para ela se sentir melhor, porque tem fé e acredita que isso realmente vai acontecer.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Dom Mar 08, 2009 7:31 am

    [ LOL Susana Banana eu não acredito que tenhas levado à letra a minha primeira "duvida", era só ironia silent ]


    E quanto ao Buda, esquece lá o homem porque não tem muito a ver com religião, eu também só o mencionei para encher a frase. Mas os outros todos, não há maneira de provar que realmente existiram (ou existem) por mais indicios que supostamente tenham "deixado". Eles nem são fisicos. Daí eu dizer que não faz muito sentido uma pessoa só "acreditar no que vê", porque supostamente não poderá ver nada, a religião não é fisica, ou tu acreditas em determinada ordem divina ou não - ou então não acreditas nem desacreditas (e estas sempre naquele impasse), mas não ficas a espera que apareça alguma "prova", porque ela não virá de todo. Foi só isso que eu quis dizer.
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Amartia Dom Mar 08, 2009 7:33 am

    loool, não tinha percebido -.- peço desculpa, sua alteza xD

    Sim, eu compreendi o que querias dizer com o resto.
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Dom Mar 08, 2009 8:41 am

    Amartia escreveu:Eu relaciono "qualquer crença em divindades com ignorância e com a falta de capacidades de pensar pela própria cabeça" nesse próprio aspecto, ou seja...em termos religiosos penso que essa pessoa tem algumas dificuldades em pensar pela própria cabeça (isto de uma forma generalizadora) mas, isso não significa que seja ignorante noutros aspectos, penso que não é uma relação necessária.
    Claro, foi isso que quis dizer.

    Amartia escreveu:O homem ao tornar-se homo erectus passou a ter uma visão mais ampla de toda a realidade e tomou uma consciência maior de certos fenómenos que aconteciam e que ele não conseguia explicar, porque não tinha ferramentas físicas e mentais para o fazer. Então começou a atribuir razões para esses fenómenos a seres superiores que nem ele via, porque ele na realidade também não sabia o que se estava a passar. E, para o homem, estas foram razões bastante lógicas para resolver os seus problemas, pelo menos sentia-se mais confortável e protegido. E toda esta "lógica" foi passando de gerações em gerações e o homem continua a atribuir causas a coisas que não se sabe se existem, para no fundo se sentirem protegidos.
    Exacto, já disse isso muitas vezes em conversas sobre isto.(Acho que tenho demasiadas conversas sobre Deus, lol porque falar sobre Deus é falar sobre nada, na minha opinião, daí serem demasiadas.)
    Mas há por aí muita gente que acredita ou faz-se acreditar que acredita porque se sente na obrigação de acreditar. A mãe acredita, o pai acredita, a avó acredita, e por aí fora. Seria uma desilusão um descendente pensante que pusesse a religião em causa.

    As pessoas rezam muito e não sei quê para que os parentes fiquem bem de saúde e depois se ficam mesmo bem, essas mesmas pessoas vão de joelhos a Fátima agradecer a não sei quê, ou a não sei quem. Eu não percebo é a razão pela qual essas pessoas levam esses parentes ao médico, se é Deus-Nosso-Senhor-Pai-Filho-Espírito-Santo-etc. (o que vale é que ele também é tudo) que os cura. É uma coisa que me faz muita confusão. Mas ''Deus queira'' que continuem a levar e não se limitem a rezar, que, vai na volta, ainda dá mau resultado.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Trevas Dom Mar 08, 2009 2:33 pm

    RCN escreveu:Mas ''Deus queira'' que continuem a levar e não se limitem a rezar, que, vai na volta, ainda dá mau resultado.

    Lol... a fé pode matar
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  TeCh Dom Mar 08, 2009 3:38 pm

    Pa, não é querer desrespeitar ninguém, mas sinceramente vi tanta ignorância aqui como nessas crenças todas.

    Primeiro há que saber distinguir a crença e a religião da Igreja. Todas as atrocidades que a Igreja fez não estão ligadas à religião, temos o exemplo do Islão em que a religião é pro-paz e depois andam a matar-se uns aos outros, mas isso são já conflitos internos que não tão directamente ligados ao que o Alcorão diz para se fazer. Temos o caso da Igreja Católica que matou mais que qualquer ditador neste Mundo, mas as suas acções não estão directamente relacionadas com a Bíblia. Nesta perspectiva eu sou o primeiro a apoiar o fogo posto às Igrejas, que não são mais do que políticos que em vez de fato e gravata usam batinas.

    Agora religião e crença é outra coisa. Todos nós temos a necessidade de acreditar em algo superior a nós, num Deus, seja ele de que tipo for, barbudo, preto, branco, gordo magro, seja uma árvore, um candeeiro, um anjo da guarda ou uma moeda de dez cêntimos. Nos momentos de aperto em que tudo parece ultrapassar-nos e nós precisamos de uma força é a esse Deus que a vamos buscar, a essa entidade superior que não é como os cristãos ou os gregos o descrevem mas sim da forma como cada um de nós o vê. Eu pessoalmente no secundário pedia ajuda à minha Daisy (a minha cadela que morreu) e acaso ou não o que é certo é que várias vezes que o fiz safei-me quando julgava ser impossível.

    "As pessoas rezam muito e não sei quê para que os parentes fiquem bem de saúde e depois se ficam mesmo bem, essas mesmas pessoas vão de joelhos a Fátima agradecer a não sei quê, ou a não sei quem. Eu não percebo é a razão pela qual essas pessoas levam esses parentes ao médico, se é Deus-Nosso-Senhor-Pai-Filho-Espírito-Santo-etc."

    Anedota, blablabla, Deus acreditei em ti, rejeitei tudo o que me pudesse salvar e tu deixaste-me morrer. "Tão, mandei-te um barco salva vidas e um helicóptero, tu não te meteste em nenhum que querias que fizesse mais?

    Se a crença dessas pessoas lhes dá força para ultrapassarem momentos mais difíceis da vida e lhes pode vir a proporcionar felicidade porque caralho embirrar com isso? Além de que há casos que nem a ciência consegue explicar, como deu no telejornal há uns ano uma mulher que era paraplégica, que rezava todos os dias lá à santa dela e contra todas as probabilidades cientificas ela começou a andar de um dia para o outro. Como é o caso das pessoas que aparecem no "The Secret"... se isso não é crença o que é? Se não fosse a fé nada era feito, é a única ligação que a religião tem com a ciência é a fé, a fé é que move as pessoas para algo, os cientistas têm fé que todos os anos e dinheiro despendidos em pesquisas valerão apena quando alcançarem o resultado final, têm fé que esse resultado final existe. No fundo, fé é uma convicção, uma crença.

    Quanto ao "Deus me livre", "Deus queira que..." isso já é simplesmente embirrar, são expressões utilizadas que nem sempre têm esse significado, é como o "O foda-se, o Benfica ganhou!" querem mesmo dizer à pessoa para ir praticar o amor só porque o Benfica ganhou? Por amor de Deus!

    Para finalizar que o bicho já está extenso, eu sou crente, não tenho nenhuma religião em concreto mas acredito em algo superior ao Homem, o que é não sei dizer, nem que seja a Natureza, mas sou crente e apelo a essa entidade superior quando preciso dela, porque no final de contas todos acreditamos em algo, só não sabemos no quê.
    ForgottenFace
    ForgottenFace
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 92
    Idade : 33
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  ForgottenFace Dom Mar 08, 2009 4:25 pm

    Parte do que tu disseste, já eu o tinha dito..mas menos elaborado. Razz
    bigos
    bigos
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 106
    Idade : 34
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  bigos Dom Mar 08, 2009 4:32 pm

    Temos o caso da Igreja Católica que matou mais que qualquer ditador neste Mundo, mas as suas acções não estão directamente relacionadas com a Bíblia.

    Opá vai dormir que tas com sono. a Igreja mata mas as suas acçoes não tão relacionadas com a biblia.... cá agora, são acções que estão relacionadas com o disney chanel. Eu não sei, mas se os cruzados entravam em guerras em nome do Senhor, cheira-me que está relacionado com a biblia e a religião católica, mas também não quero embirrar.
    Os terroristas falam em praticar a guerra santa em nome de Ála e o cacete, não realmente não tem nada a ver com religião, não!

    Além de que há casos que nem a ciência consegue explicar, como deu no telejornal há uns ano uma mulher que era paraplégica, que rezava todos os dias lá à santa dela e contra todas as probabilidades cientificas ela começou a andar de um dia para o outro.

    Nessa frase a palavra chave é....PROBABILIDADES. era mais provavel não voltar a andar mas voltou a andar e então? é um milagre? muito dificilmente. Foi simplesmente uma pessoa que teve a sorte de voltar a andar quando as probabilidades apontavam para o contrario, infelizmente ela resava, o que leva logo a parolice toda do mundo a chamar milagre a tal coisa.

    a única ligação que a religião tem com a ciência é a fé, a fé é que move as pessoas para algo, os cientistas têm fé que todos os anos e dinheiro despendidos em pesquisas valerão apena quando alcançarem o resultado final, têm fé que esse resultado final existe. No fundo, fé é uma convicção, uma crença.

    ...isto é simplesmente falar de algo que não tem nada a ver. a ciencia tem objectivos, tem um propósito que é o de chegar a certezas que possam ser provadas e evoluir em prol da humanidade. não tem ligaçao nenhuma com religiao.
    Desculpa, ha uma ligaçao entre ciencia e religião, a ciencia tem "fé" no homem para evoluir as mentes humanas ao ponto de abandonarem os dogmas religiosos.
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  TeCh Dom Mar 08, 2009 4:45 pm

    bigos, antes demais toma aí atenção ao respeito e há maneira como colocas a tua opinião, porque para mim ainda é cedo para dormir, ainda agora começou a noite Wink

    Depois o que quis dizer foi que não o que propaga a religião, e não apenas o nome que eles evocam não está interligado às suas acções. Eles fazem-no em nome de Deus porque lhes dizem que é em nome de Deus, porque uma pessoa lhes diz que é em nome de Deus, que aquilo é o correcto, pela mesmo razão que Hitler dizia que a raça branca era superior e que deviam correr com os judeus blablabla. Ou seja, não é o que está escrito, não é o que a Bíblia.

    O Budismo também não diz que o povo deve alimentar os monges e passar fome... e mais não digo porque tenho pessoal há espera para me ir arruinar.
    bigos
    bigos
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 106
    Idade : 34
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  bigos Dom Mar 08, 2009 5:09 pm

    Eu dou respeito a quem quero e acho que merece o meu respeito. Smile

    mesmo isso que dizes que era o que querias dizer é de facto sem sentido porque se um gajo interpreta a biblia ou o que crl for e manda o pessoal andar a matar-se por uma coisa que se diz ser a palavra do senhor (que senhor não sei) então desculpa mas está totalmente ligado á religião. até porque se não houvesse religião não havia ninguem a interpretar a palavra do senhor.


    Eles fazem-no em nome de Deus porque lhes dizem que é em nome de Deus, porque uma pessoa lhes diz que é em nome de Deus, que aquilo é o correcto, pela mesmo razão que Hitler dizia que a raça branca era superior e que deviam correr com os judeus blablabla. Ou seja, não é o que está escrito, não é o que a Bíblia.

    A sério? pensava que na biblia dizia para aniquilar todas as outras raças Neutral . agora se é ou não o que ta la escrito, não me interessa, o que interessa é o que aquela porra leva as pessoas a pensar, se levou o hitler a pensar que devia matar todas as outras raças então parece-me que tem papel directo na matança toda que houve naquela altura. mas mais uma vez posso tar errado, e o hitler chateou-se porque não tinha....o disney chanel.

    Ah mas calma, a biblia é um mar de perolas ao ponto de dizer que os gay's ou se preferires rabicholas deviam ser todos despachados, mais coisa menos coisa, por isso, homofobica como era aquele livro nem me admiro que o hitler nem tenha tirado muito mal a palavra do senhor em relação a cores e religiões, o senhor até gostava de pragas e matanças. se calhar foi o Senhor...Mario machado, que escreveu aquela bela obra de literatura...

    mas voltando á resposta...sim, a religião tem TUDO a ver com as matanças que são feitas em nome da RELIGIÃO.
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Amartia Dom Mar 08, 2009 5:14 pm

    "O Budismo também não diz que o povo deve alimentar os monges e passar fome... e mais não digo porque tenho pessoal há espera para me ir arruinar." explica
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Dom Mar 08, 2009 5:24 pm

    ''Além de que há casos que nem a ciência consegue explicar, como deu no telejornal há uns ano uma mulher que era paraplégica, que rezava todos os dias lá à santa dela e contra todas as probabilidades cientificas ela começou a andar de um dia para o outro.''- Esta frase é magnífica. A ciência explica tanta coisa, mas se não explica uma, dizem que foi uma divindade a causa da cura ou da melhora. A religião e as palhaçadas que à volta dela giram, não explicam NADA. Inventaram que havia qualquer coisa omnipresente e omnipotente mas não tiveram que provar nada, quem não acredita é que tem que provar o contrário.
    A mulher já não andava, as pernas, constituídas por músculos, ossos, articulações, e por aí fora, não foram vítimas de um fenómeno biológico, mas de um milagre divino. Lindo.


    Tirem-me uma dúvida: o budismo está na moda ou assim?
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Amartia Dom Mar 08, 2009 5:26 pm

    Porque é que pensas que está na moda? lol
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  RCN Dom Mar 08, 2009 5:29 pm

    LOL responde lá. Fiz uma pergunta respondeste com outra.
    bigos
    bigos
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 106
    Idade : 34
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  bigos Dom Mar 08, 2009 5:46 pm

    tenho que concordar quando o rafael diz que está na moda. Hoje em dia toda a gente que se ache intelectual ou simplesmente "in" tem que gostar do budismo porque é uma religião/filosofia bastante simples que consiste em banir o mal e a dor interior aceitar o bem, bla bla bla, e chegar ao nirvana. o que eu gostei mais ainda do que ler durante cerca d 30 segundos a pagina da wikipedia, para entender mais ou menos as base do budismo, foi ver como tudo o que voces ate agora falaram do budismo era exactamente o que lá constava. MAGNIFICENT!

    1-
    o budismo não é bem uma religião porque não tem um deus unificador de tudo
    wikipedia-
    o budismo não é uma religião, pois não existe um deus criador
    2-
    Eu defino o Budismo como uma junção de uma religião e uma filosofia
    wikipedia-
    o budismo não é uma religião...não seria correto denominá-la apenas como uma filosofia
    e ainda
    Budismo é uma religião e filosofia
    3-
    aconselho-te a leitura do livro "siddhartha"
    wikipedia-
    baseada nos ensinamentos deixados por Sidarta Gautama

    Não estou a tentar dizer, com isto, que voces não gostam de facto de budismo, estou simplesmente a mostrar que é uma religião muito facil de aprender, em minuto e meio de leitura ja temos uma boa noção do que é o budismo... pode-se dizer que é uma religião de perguiçosos, é so ir a wikipedia e lá está tudo o que precisamos.

    Mas finalizando, budismo é a religiao dos intelectuais perguiçosos que são budistas pa dizer que não são cristãos mas no entanto pensam muito, mas estranhamente todos os intelectuais escolhem a mesma religião super basica de entender porque não tem muito que entender, na realidade é só apanhar as noçoes básicas e inventar umas banhadas para parecerem muito inteligentes. Ler um livro de budismo é a mesma coisa que ler um livro de auto-ajuda.

    Conteúdo patrocinado


    Religiões e crenças Empty Re: Religiões e crenças

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Mar 18, 2024 10:37 pm