Jovens críticos e interventivos

Para todos os jovens com espírito crítico que gostem de discutir ideias sobre diversos assuntos. Porque ''da discussão nasce a luz''!


    O sistema perfeito

    Compartilhe
    avatar
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 31
    Data de inscrição : 26/02/2009

    O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh em Qua Mar 04, 2009 6:57 pm

    Bem, eu ia começar por falar apenas do sistema politico que considero perfeito, mas aproveito, visto que isto é um forum e serve para debate e troca de ideias para perguntar, qual é para vocês o sistema politico perfeito, mesmo que seja utópico.

    Eu tenho um objectivo na vida, ser rico, o mais rico possível, não quero saber se é a ganhar o euromilhões, se é a explorar os fracos e oprimidos, se é de maneira legal ou ilegal, simplesmente o como vou conseguir isso pouco me importa, sei que quero. Porquê? Não é por ser um agarrado ao dinheiro que até não sou, é porque o Mundo é de todos, mas há uma coisa que diz que não, que hierarquiza tudo, causa diferenças sociais, inveja, ganância, injustiças, restrições etc, o tão cheiroso dinheiro. Ora, sendo o Mundo de todos, eu sou apenas um otário inconformado com o facto de poder vir a morrer sem fazer tudo na vida. Inconforma-me o facto do David Beckham poder ter uma casa no Dubai, gozar de todos os luxos e eu não. Porque hei-de eu trabalhar para ter dinheiro para ter a carta, para depois conformar-me com um Renault 5 se há carros topo de gama aí? Porque hei-de eu nascer, viver e morrer no Barreiro se tenho todo o Mundo inteiro à minha disposição, desejoso de ser explorado por mim? Quem tem o direito de me dizer que não a isso, de quem é o Mundo senão de todos?

    Ora isto levou-me a teorizar e idealizar o meu sistema politico perfeito.
    Se estamos neste forum e nos denominamos como jovens críticos e interventivos de certeza que há algo comum a todos, o nojo pelos parasitas sociais, aqueles que ficam a coça-los enquanto o Estado lhes dá dinheiro. A esses chamo-os de espertos, apesar de me meterem nojo, ficar em casa sentados à espera do subsidio é coisa que não tolero numa pessoa. Como tal acho que a 1ª lei do meu sistema perfeito seria que TODOS teriam a obrigação de serem socialmente úteis, ou seja, todos tinham de estudar ou trabalhar. No entanto o trabalho não seria remunerado, mas sim com a possibilidade de nos seus tempos livres utilizar o Mundo livremente, de ter a sua casa sem ter de pagar por ela mas sim pelo simples facto de que ele próprio contribuiu de alguma forma para o desenvolvimento social. Eu sei que é completamente utópico e confuso talvez, apesar de fazer perfeito sentido na minha cabeça. A abolição do dinheiro, viver com base nos recursos naturais renováveis, ter a noção de que não pode ser mais um parasita e o bom senso do respeito ao próximo seria perfeito na minha opinião porque toda a gente teria aquilo que quisesse sem que houvessem todos estes problemas que o dinheiro traz. Completamente utópico ahah
    avatar
    ForgottenFace
    Muito Participativo
    Muito Participativo

    Feminino Número de Mensagens : 92
    Idade : 28
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  ForgottenFace em Qua Mar 04, 2009 7:29 pm

    Sim completamente utópico, mas uma pessoa pode sonhar.

    Irrita-me o facto de haver gente cujo trabalho é parir e viver à custa do abono familiar e do subsidio de desemprego. Quando na realidade se tem bom corpo para ter tanto filho, também o tem para trabalhar.

    Nunca haverá um sistema perfeito, porque há sempre alguma coisa que estraga.

    Há tanta coisa que está mal nesta sociedade que eu nem sei por onde começar. Acho mesmo que para conseguir mudar alguma coisa tinha que se fazer um reset.

    Concordo com aquilo que disseste sobre "dar e receber".

    Mas acho que o que é mais ultrajante neste momento é ter que pagar para teres saúde. Uma pessoa se não tiver dinheiro ou seguro não tem direito a cuidados médicos. Nunca vi coisa mais desumana. Só isso é logo uma violação do juramento de Hipócrates.

    E também pagar para estudar. Educação e saúde são um direito, não uma opção.

    Mas mudar isso já é utópico, quanto mais. Enquanto o dinheiro fizer girar o mundo (ou melhor enquanto o mundo girar a volta do dinheiro), direitos é uma coisa que apenas os ricos conhecerão.
    avatar
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 31
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh em Qua Mar 04, 2009 9:19 pm

    Exacto, e com essa tua última frase concordo com uma frase dum gajo que abomino.... "get rich or die tryin"
    avatar
    HelderR
    Pouco participativo
    Pouco participativo

    Masculino Número de Mensagens : 15
    Idade : 28
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  HelderR em Qui Mar 05, 2009 4:07 am

    Como aluno de Ciência Política tenho vindo a estudar diversos filosofos e politologos desde a antiguidade até aos nossos dias.

    Por isso, acho que o sistema perfeito seria a Anarquia.

    Karl Marx, socialista, nunca achou que o comunismo seria o sistema perfeita (que nao é), mas sim a Anarquia. O comunismo seria apenas o meio para se chegar a esse fim, onde acabariam as hierarquias e cada um tinha o seu propósito na sociedade e não haveriam desigualdades.

    Contudo, chegou o Estaline e "fodeu tudo".

    Infelizmente, esse sistema perfeito é impossível nesta sociedade global em que vivemos... Talvez seja possível em pequenas comunidades, mas mesmo assim... Não acredito.

    O Homem foi criado para ser ambicioso, ganancioso, enfim... Mau.

    Já Hobbes dizia que "O Homem é naturalmente mau".

    Bom, e enquanto a maioria da população não morre com as consequências da destruição do nosso planeta por parte do Homem, vamos ter que continuar com a Democracia, que é, tal como Churchill dizia: "O pior sistema política, à excepção de todos os outros."

    Cumprimentos.
    avatar
    RCN
    Admin
    Admin

    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 27
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  RCN em Qui Mar 05, 2009 12:25 pm

    Em primeiro lugar, não percebo como alguém consegue ser feliz enriquecendo à custa da exploração dos trabalhadores. Mas pronto, TeCh, é a tua ambição, e não és o único a tê-la, eu cá espero que nunca consigas satisfazer esse teu desejo.

    ''Como tal acho que a 1ª lei do meu sistema perfeito seria que TODOS teriam a obrigação de serem socialmente úteis, ou seja, todos tinham de estudar ou trabalhar. No entanto o trabalho não seria remunerado, mas sim com a possibilidade de nos seus tempos livres utilizar o Mundo livremente, de ter a sua casa sem ter de pagar por ela mas sim pelo simples facto de que ele próprio contribuiu de alguma forma para o desenvolvimento social.'' - concordo plenamente. Eu acho que o sistema mais próximo da perfeição a que é possível chegar é o comunismo. E só é difícil por haver tantos gananciosos com fome de dinheiro, nem que seja à custa da escravatura.
    Tu, TeCh, não gostando do sistema actual, queres tornar-te igual a eles, eu quero combate-los. É a diferença.
    avatar
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 31
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh em Qui Mar 05, 2009 2:15 pm

    Se me quero tornar igual a eles? Nada disso, primeiro não opto por um cargo para o qual sou completamente incompetente, segundo, se defino objectivos e faço promessas faço por cumpri-las. Agora tudo depende de que "eles" estejamos a falar. Políticos? Aí jamais, porque acho que uma pessoa quando se envolve nalguma coisa tem de fazer por ser o melhor nessa coisa, nunca iria para primeiro ministro se não fosse qualificado para o cargo por exemplo. Agora se estiveres a falar de empresários, sim, aí completamente, eu desde cedo admiti que sou capitalista, como tal ou comes ou és comido e sinceramente eu tenho a barriga a dar horas Wink

    Tu achas que o sistema perfeito é o comunismo, eu acho que sermos propriedade do Estado, que ser o Estado a dizer o que podemos comer e quando podemos comer, o que podemos ter ou não está bem longe de atingir a perfeição Wink

    Mas são opiniões, estas existem para serem ouvidas e respeitadas.
    avatar
    RCN
    Admin
    Admin

    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 27
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  RCN em Qui Mar 05, 2009 3:20 pm

    Antes um estado que se mova pelos interesses do povo, do que os burgueses (como tu queres ser) a engordarem e a ''viajarem'' à custa desse mesmo povo, que, enquanto isso, se não passar fome, apenas come.
    avatar
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 31
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh em Qui Mar 05, 2009 8:29 pm

    Claro que isso é a tua opinião, mas diz-me que Estado comunista até hoje se moveu em prol dos interesses do povo, e deu qualidade de vida ao povo, a mesma qualidade que dão os governos capitalistas nórdicos por exemplo. Além de que é duma injustiça brutal não passares de uma propriedade do Estado, seres visto como igual a um qualquer quando podes ter feito o maior esforço para te diferenciares no meio de uma multidão, seres doutorado e isso pouco importar, és apenas mais uma ovelha de todo um rebanho controlado por um Estado. Onde há igualdade nisso então? Numa teoria que defende o fim das classes sociais e a igualdade para todos mas que ao mesmo tempo tem um Estado totalitário que controla as vezes que podes espirrar para ver se não espirras mais que os outros, Estado esse formado por pessoas, supostamente iguais a ti, mas nessa perspectiva... superiores a ti?

    Digo e repito porque sempre que entro em conversas politicas com comunistas acabam ofendidos, não estou aqui para ofender ninguém e não quero ser mal interpretado, respeito acima de tudo Smile
    avatar
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia em Sex Mar 06, 2009 9:02 am

    Não creio que haja um sistema perfeito, porque é impossivel, que as coisas boas de um sistema abranjam todas as exigencias da população. Existirá sempre algo que alguem ache errado, ou seja, o sistema deixa de ser perfeito. De qualquer forma acredito num sistema assim de esquerda (não demasiado de esquerda, talvez centro).

    Claro que para mim (só para mim) existe um sistema perfeito, seria um que me desse dinheiro (mas não da forma como o Tech diz, porque ele não se importa da forma como ganhará esse dinheiro, o que não me parece muito correcto. Opiniões são opiniões!), um bom emprego e que respeitasse os direitos do homem.
    avatar
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 31
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh em Sex Mar 06, 2009 9:18 am

    Não foi bem isso que eu disse Amartia, eu disse isso relativamente ao sistema actual, que para mim não é perfeito, é um sistema baseado na lei do mais forte em que ou comes ou és comido como já disse. Mas não fui eu que o criei, não tenho culpa de ser assim. Nesta realidade prefiro ganhar dinheiro, seja de que maneira for, e claro quantos menos pessoas saírem prejudicadas melhor, mas é a lei da selva infelizmente. Isto pode ser confuso quando me afirmo capitalista e ao mesmo tempo falo "mal" do sistema. Passando a explicar, em termos reais acho que a democracia liberal aliada ao regime capitalista são as politicas que mais sentido fazem, mas como tu própria disseste não há sistemas perfeitos, sendo esses apenas utópicos. Então, aparte de utopias sou capitalista, se contarmos com utopias, sou algo relacionado com a anarquia.
    avatar
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia em Sex Mar 06, 2009 9:22 am

    Eu compreendo a tua posição, apenas não concordo e foi apenas isso que disse. Queres dinheiro seja de que forma for. Isso (para mim) não é correcto, apesar de dizeres que quanto menos pessoas sairem prejudicadas melhor. Não acho correcto porque esse pensamento leva ao capitalismo e não concordo com os ideais do capitalismo.
    avatar
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 31
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh em Sex Mar 06, 2009 9:25 am

    Prejudicar pessoas leva aos ideais do capitalismo? Como assim?
    avatar
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia em Sex Mar 06, 2009 9:28 am

    Eu não disse que prejudicar pessoas leva aos ideais do capitalismo (quanto muito será uma consequencia). O que disse é que o pensamento de adquirir/fazer dinheiro desenfreadamente leva ao capitalismo. Claro que falo de um capitalismo nada leviano. Há certas coisas no capitalismo que eu concordo, mas infelizmente os ideais politicos são levamos muito a peito e nunca se consegue encontrar um meio termo de forma a haver equilibrio.
    avatar
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 31
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh em Sex Mar 06, 2009 9:35 am

    Claro, mas nessa perspectiva todo o sistema politico existente prejudica alguém, seja ele qual for porque somos todos diferentes. É óbvio que o dito capitalismo selvagem não é nada bom mas para além da sua tendência estar a diminuir, pelo menos na Europa, cabe ao Estado não permitir que isso aconteça através de uma legislação e supervisão eficaz. Todos os sistemas têm os seus prós e contras, até o fascismo, só nos cabe ver qual é aquele que nos convém mais, que nos dá mais direitos e oportunidades, e eu pessoalmente não tenho quaisquer dúvidas.
    avatar
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia em Sex Mar 06, 2009 9:40 am

    Sim prejudica, aliás...já tinha dito isso. Daí dizer que não existe nenhum sistema perfeito, nem existirá. E para mim, o sistema melhor é aquele que mais se aproxima de um meio termo..talvez, pegar nas coisas boas de cada sistema e adaptar a um novo sistema. Mas esta ideia é demasiado utópica. Claro que poderiamos estar a discutir sistemas politicos durante horas a fio, porque tu tens os teus objectivos e ideais e o sistema que eleges será um que vá ao encontro dessas tuas proprias caracteristicas, igualmente o que acontece comigo. Mas há algo que tens de concordar, nada do que é exagerado é bom e, ao fazer uma pequena análise ao que se passa (e tem passado), os sistemas politicos acabam sempre por ser um pouco exagerados no que toca às suas convicções. O que é natural, mas penso que é o que causa a sua propria destruição.
    avatar
    RCN
    Admin
    Admin

    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 27
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  RCN em Sex Mar 06, 2009 12:07 pm

    ''Nesta realidade prefiro ganhar dinheiro, seja de que maneira for, e claro quantos menos pessoas saírem prejudicadas melhor''
    LOL não queres prejudicar muita gente, só a necessária para que sejas rico... LOL
    estás a tentar convencer-te só a ti ou a mais alguém?
    avatar
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 31
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh em Sex Mar 06, 2009 3:00 pm

    Tão, mas brincamos? Tudo o que tu faças na tua vida profissional há-de afectar alguém, nem que seja a empresa concorrente, logo alguém há-de sair sempre prejudicado.
    O bom é que numa busca pela igualdade geral nunca ninguém sai prejudicado, além de que não me respondeste a um comentário anterior.
    avatar
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia em Sex Mar 06, 2009 3:02 pm

    A partir do momento que dizes "seja de que maneira for" admites um leque de muitas hipoteses...
    avatar
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 31
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh em Sex Mar 06, 2009 3:11 pm

    Claro, mas aquele comentário ridículo era mais que escusado, porque primeiro não estou a tentar convencer ninguém, estou apenas a dar o meu ponto de vista, depois porque se queremos alcançar um objectivo alguém há-de sair sempre prejudicado, quer queiramos ou não, quantas menos pessoas saírem prejudicadas melhor, mas é assim em todo o lado, para uns ganharem outros têm de perder.
    avatar
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia em Sex Mar 06, 2009 3:18 pm

    Claro, será sempre assim...uns ganhem e outros perdem. Mas, eu compreendo o Rafael no comentário que ele fez..porque tens estado a "contradizer-te" um bocado naquilo que dizes. Ao inicio dizias que não te importavas de que maneira é que era..se era ilegal ou não, se te ias aproveitar dos fracos e oprimidos..e isso pressupõe uma mentalidade de um egocentrismo excessivo. Agora já dizes que quanto menos pessoas sairem prejudicadas melhor..e que por exemplo, a tua empresa ao obter mais lucro que outra essa outra sairá prejudida. Aqui nota-se uma diferença na tua intenção, porque (ao que parece) já não é tão egocentrica e sim é uma relação de lucro/prejuizo natural.

    Mas há que fazer notar uma coisa: a intenção e os meios! Uma empresa pode sair prejudicada por outra ter obtido um lucro maior, isto é lógico. Mas e se a empresa que lucrou tivesse obtido o lucro de uma forma ilegal, ou que não fosse justa?...Achas correcto? É que se achas (e deste a entender que era essa a tua opinião no primeiro post) há algo de errado.


    A sociedade não o é, sem nós a construirmos. Mudam as mentalidades das pessoas, muda a sociedade. Se todos pensassem como tu, passariamos de homens a animais...


    (não quero ofender, é apenas a minha opinião)
    avatar
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 31
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh em Sex Mar 06, 2009 3:32 pm

    Assim já é conversar.

    Ok, passo a explicar então. O que eu disse foi que tinha um objectivo de vida que já foi explicado e que queria alcança-lo no matter what. Óbvio que não é leva-lo ao extremo caso não seja necessário, não é explorar pessoas caso não seja necessário, não é cometer ilegalidades caso não seja necessário, enganar, burlar blablabla. Tudo tem a ver com o rumo que a vida toma. Eu nunca afirmei que caso a vida me corresse bem e que a minha empresa me desse o suficiente para satisfazer todos os meus caprichos iria ainda assim ser todo do mata e esfola, nunca disse isso. Mas se há obstáculos na nossa vida eu escolho ultrapassa-los, se não for a bem terá de ser a mal.

    Mas se há coisa que não suporto é atirarem-me areia para os olhos e apelidarem-se de Madre Teresa como se não fizessem mal a uma mosca... mas enfim, cada um é como cada qual.
    avatar
    martagil
    Participativo
    Participativo

    Feminino Número de Mensagens : 49
    Idade : 26
    Data de inscrição : 01/03/2009

    sistema perfeito

    Mensagem  martagil em Sex Mar 06, 2009 3:34 pm

    E porque não viver há sombra das nossas possibilidades, há sombra do nosso trabalho e felizes conosco próprios?
    Porque não morrer com a alma limpa de males feitos?

    Não quero viver a minha vida a lutar por dinheiro. Para quê? Para ter os carros e as viagens?
    Ter filhos idiotas? Prefiro tentar alcançar sonhos, e se fôr preciso acabar num banco de jardim ...

    Quanto ao comunismo não me meto em nada disso, há muita gente "burguesa" que trabalhou muito para alcançar os seus fins. Não quero prejudicar ninguém ao no fundo estar a viver "à sua custa", sou algarvia o que posso fazer?
    Naa precise de nade de ninguén.
    avatar
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia em Sex Mar 06, 2009 3:35 pm

    Quando é que explorar, cometer ilegalidades, enganar, burlar (blablabla) se torna necessário para ti?
    avatar
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia em Sex Mar 06, 2009 3:41 pm

    martagil, concordo com o que dizes. Mas tens de admitir que o dinheiro faz falta. Eu quero dinheiro, como disse. Mas não pretendo obte-lo de forma maldosa e sim através do meu mérito, esforço ou sorte. Agora há uma coisa a sublinhar aqui, o porquê das pessoas quererem dinheiro e o que querem fazer com ele. Não concordo que alguem queira ter dinheiro para se gabar e ter coisas que não lhes fazem falta. Eu quero ter dinheiro para poder viver bem, ou seja, ter condições! Eu daria um uso cultural ao meu dinheiro. Poderia ir a mais concertos, ver mais exposições, fazer mais viagens (não compreendi o mal de ter dinheiro para viajar. Viajar dá-nos muitas noções de cultura!), poder dar aos meus filhos uma boa vida. E o facto de eu ter dinheiro, não faria dos meus filhos idiotas porque eu iria passar-lhes os meus valores e iriam ter uma educação tão boa como a que eu tenho. A questão aqui está no uso, e na forma como o dinheiro transforma as pessoas. Logicamente não quero dinheiro em excesso, nem sou "agarrada". Apenas quero dinheiro para poder ter uma vida confortável.

    Acho que não podes generalizar esse conceito errado que tens sobre as pessoas que querem dinheiro, porque nem todas lhes dão um uso errado!! Nem todos somos Paris Hilton!!
    avatar
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo

    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 31
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh em Sex Mar 06, 2009 3:46 pm

    Marta acho que para morrermos com a alma limpa de males feitos não poderíamos ser humanos.
    A única razão para que quero dinheiro como já aqui expliquei é porque o Mundo é movido a dinheiro, e com todo o Mundo para explorar porquê ficares-te por Albufeira? Porquê cair na rotina, ver sempre o mesmo escritório, sempre o mesmo quarto, sala e cama, comer sempre o mesmo prato com toda a diversidade com que o planeta nos presenteia? Há alturas em que nos apetece andar a pé e outras em que nos apetece andar de bicicleta, o que eu quero é que nenhuma dessas possibilidades me seja bloqueada, que não me escape nada na puta desta vida senão seremos apenas mais umas marionetas a trabalhar para sobreviver e a ficar felizes com o mínimo. Mas népia, o mínimo para mim não chega. Garantam-me uma maneira de ser realmente livre, de satisfazer todas as minhas vontades sem ser com dinheiro e todo esse meu apetite há-de mudar.

    Amartia, quando tudo o resto falhou, quando é que copiar num teste se torna necessário para alguém? Wink

    Conteúdo patrocinado

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab Set 22, 2018 8:45 pm