Jovens críticos e interventivos

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Jovens críticos e interventivos

Para todos os jovens com espírito crítico que gostem de discutir ideias sobre diversos assuntos. Porque ''da discussão nasce a luz''!


+3
HelderR
ForgottenFace
TeCh
7 participantes

    O sistema perfeito

    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia Sex Mar 06, 2009 3:54 pm

    Ora ainda bem que colocaste essa questão. Primeiro falamos em coisas muito piores que copiar num teste. Falamos de burlas, ilegalidades e tudo mais...desde aí não há comparação..mas continuemos com a metafora.

    Quando alguem não consegue obter uma boa nota num teste, é porque existem várias coisas erradas. Ou não se estuda, ou não se sabe estudar, ou então a professora é muito exigente. Se não se estudou, estuda-se e não se copia. Se não se sabe estudar, aprende-se e não se copia. Se a professora é muito exigente estuda-se mais ainda, ou se é mesmo insuportavel..faz-se queixa, fala-se com ela..o que for! Os testes servem para avaliar as nossas competencias, ao copiarmos falsificamos o que sabemos e a nota do teste não será justa. Ainda assim, conseguimos ter positiva. Ias sentir-te bem por teres feito algo errado para obteres aquilo que querias?

    Saindo da metafora. Imagina que tentaste de tudo para subir na tua carreira numa empresa, nada resultou. A tua unica hipotese é afastares o teu colega de trabalho que vai receber o aumento (em vez de seres tu). Vais cometer sobre ele uma ilegalidade (crime) só para conseguires obter o que queres? Os meios justificam os fins?...Ias sentir-te bem? :\
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh Sex Mar 06, 2009 4:01 pm

    Sim, mas também falamos de uma coisa muito mais relevante que um simples teste, falamos de sustento, de vida, e a diferença é que num teste estás por ti só, não tens ninguém a tentar mandar-te abaixo, não é uma questão de ou comes ou és comido mas sim uma de ou fazes por comer ou passas fome (espero que compreendas a metáfora)

    Se me ia sentir bem não sei, nunca tive necessidade de o fazer, além de que para afastar um colega não precisa de ser necessariamente crime, anyway nem era até aí que queria chegar, não faço intenções de vir a prejudicar ninguém directamente por dinheiro, senão metia-me no negócio das armas putas e droga em vez de estar a tirar um curso lol.
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia Sex Mar 06, 2009 4:17 pm

    Compreendi a metafora. Mas se continuas a contribuir para essa mentalidade, a sociedade não muda. Não devemos aliar-nos mas sim enfrentar as coisas com as quais não concordamos.
    É obvio que não devemos ser uns bananas, mas tambem podemos fazer com que não se aproveitem de nós e para isso, não precisamos de nos aproveitar dos outros.

    "Eu tenho um objectivo na vida, ser rico, o mais rico possível, não quero saber se é a ganhar o euromilhões, se é a explorar os fracos e oprimidos, se é de maneira legal ou ilegal, simplesmente o como vou conseguir isso pouco me importa, sei que quero"; "não faço intenções de vir a prejudicar ninguém directamente por dinheiro"
    martagil
    martagil
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 49
    Idade : 31
    Data de inscrição : 01/03/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Sistema perfeito

    Mensagem  martagil Sex Mar 06, 2009 4:22 pm

    Provavelmente não expressei da melhor forma o meu ponto de vista.
    Claro que quero receber dinheiro pelo meu trabalho, e se fôr bem pago ainda melhor, mas não prefiro o dinheiro a fazer o trabalho que quero. Não procuro o trabalho que tem mais saída ou o que dá mais lucro, vou fazer o que gosto, se não o conseguir terei de me aguentar de uma maneira ou de outra mas nunca desistir.
    Não estava a criticar as viagens, pois como é claro não quero abdicar delas, apenas queria mostrar que não é preciso ser rico para as fazer. Para mim uma viagem é partir há descoberta de mochila às costas (o que eventualmente inclui a necessidade de dinheiro) mas que é muito mais cultural e descobridora do que partir num avião em primeira classe, com malas e hóteis, bons restaurantes entre outros.

    O dinheiro a mais faz mal às pessoas, quero o dinheiro necessário para sobreviver e como aqui já disseram, ir a concertos, exposições, assegurar o futuro dos meus filhos. Mas não é por não o ter que vou fazer da minha vida algo miserável.
    Por mais noções de bons valores que tenhamos o dinheiro altera sempre um pouco, nunca conheci ninguém que não o fizesse.
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh Sex Mar 06, 2009 4:24 pm

    Lol, sinceramente acho que não é isso que tem de mudar na sociedade, isso é a lei natural das coisas como já disse. O que tem de mudar na sociedade na minha opinião é aquilo que aqui estamos a fazer, o interesse pelo conhecimento, pela cultura e tudo o que esta abrange, debates sobre temas nacional e internacionalmente relevantes e não a burrice opcional e a futilidade.

    Não fazer intenções não é que não o venha a fazer, eu saio à rua não saio com intenções de bater em ninguém, só se tiver de ser Wink

    Nisto tudo só tenho pena de hoje não me ter calhado o euromilhões Razz

    Entretanto vou para a boa ou má vida, dependendo da interpretação.
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia Sex Mar 06, 2009 4:25 pm

    Claro, assim já concordo contigo Razz
    Mas o dinheiro altera os fracos, os que têm os valores e ideais bem estruturados não alteram por causa do dinheiro (na minha opinião)
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Amartia Sex Mar 06, 2009 4:27 pm

    Finalmente concordo contigo numa coisa: tambem lamento não me ter saído o euromilhões lool
    martagil
    martagil
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 49
    Idade : 31
    Data de inscrição : 01/03/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty sistema perfeito

    Mensagem  martagil Sex Mar 06, 2009 4:34 pm

    Tenho essa esperança mas nunca se sabe.
    Uma vez fiquei irritadíssima porque numa recolha de dinheiro eu juntei 100 euros e outros juntaram 3, o que no final era para dividir por todos. Por um lado tinha razão porque sei que muitos não trabalharam para alcançar nenhum valor mínimo mas por outro lado o dinheiro deu-me a volta há cabeça ao ponto de me enervar com uma coisa destas.

    Penso que não deveria ter ficado assim, pelo menos segundo o que acho correcto mas por vezes agimos mais por instinto do que por valores. Desde que detectemos os nossos erros e pensemos melhor perante outras situações fica tudo bem. O pior é quando a coisa fica descontrolada.
    Mas isso já é um assunto relativo porque varia de pessoa para pessoa, e nós nunca sabemos o quanto podemos contar com nós próprios em certas alturas. Vamo-nos sempre conhecendo aos poucos, em várias etapas da vida ...
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  RCN Sex Mar 06, 2009 8:09 pm

    ''A única razão para que quero dinheiro como já aqui expliquei é porque o Mundo é movido a dinheiro, e com todo o Mundo para explorar porquê ficares-te por Albufeira? Porquê cair na rotina, ver sempre o mesmo escritório, sempre o mesmo quarto, sala e cama, comer sempre o mesmo prato com toda a diversidade com que o planeta nos presenteia? Há alturas em que nos apetece andar a pé e outras em que nos apetece andar de bicicleta, o que eu quero é que nenhuma dessas possibilidades me seja bloqueada, que não me escape nada na puta desta vida senão seremos apenas mais umas marionetas a trabalhar para sobreviver e a ficar felizes com o mínimo. Mas népia, o mínimo para mim não chega. Garantam-me uma maneira de ser realmente livre, de satisfazer todas as minhas vontades sem ser com dinheiro e todo esse meu apetite há-de mudar.''
    Claro que qualquer um de nós gostaria de viajar, experimentar tudo o que há no mundo, não ter uma vida rotineira. A diferença é que eu não o conseguiria fazer se o dinheiro fosse ganho à pala dos oprimidos ou de ilegalidades.
    Não consigo entender é como é que alguém consegue viajar tranquilo e andar em carros de luxo (tranquilo...) e experimentar isso tudo quando a sua fortuna é resultado do trabalho diário dos trabalhadores que ganham para comer, às vezes. Não me cabe na cabeça, mas pronto. E o Homem não é todo uma merda, como tu te queres fazer acreditar. Mas há muitos, e cada vez mais, isso sim.
    Como tu dizes, são opiniões, e posso respeitar a tua opinião, enquanto for opinião, mas nunca respeitarei quem enriquece à conta da pobreza da maioria.

    Eu também tenho objectivos, também hei-de tirar um curso, ou mais. Também não quero ter uma rotina enjoativa que tome conta da minha vida. Mas gostava de fazer algo de útil para a humanidade, em vez de me correr atrás do dinheiro. Muito menos sem me importar se fodo completamente a vida a alguém.
    Há uma coisa que não percebo, TeCh. Tu achas que o sistema perfeito devia ter trabalho obrigatório para todos, tudo bem, concordo. Mas depois queres ser rico e viajado, os outros que trabalhem.

    Ah, prima Marta, há burgueses que trabalharam muito para o ser, está certo. E os outros, trabalham muito para quê? Para que os burgueses o continuem a ser?
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh Sex Mar 06, 2009 8:42 pm

    "Há uma coisa que não percebo, TeCh. Tu achas que o sistema perfeito devia ter trabalho obrigatório para todos, tudo bem, concordo. Mas depois queres ser rico e viajado, os outros que trabalhem." Espero que tenhas a noção que ninguém ganha dinheiro sem trabalhar, o chefe de uma empresa trabalha 24h por dia, podem ser cargos executivos, mas ele é responsável máximo e accionista maioritário.

    Quanto ao assunto dos burgueses, há muitos que trabalham para o ser, e os outros trabalham para quê? Ok, mas tem em conta a questão da iniciativa, ninguém que seja empregado merece ganhar mais que o patrão. Assim o teu salário deve ser com base no mérito e no teu cargo. É óbvio que se trabalhares a fazer hamburguers no Mcdonalds não mereces ganhar nem metade do que ganha o dono da empresa.
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh Sex Mar 06, 2009 8:44 pm

    "Há uma coisa que não percebo, TeCh. Tu achas que o sistema perfeito devia ter trabalho obrigatório para todos, tudo bem, concordo. Mas depois queres ser rico e viajado, os outros que trabalhem." Espero que tenhas a noção que ninguém ganha dinheiro sem trabalhar, o chefe de uma empresa trabalha 24h por dia, podem ser cargos executivos, mas ele é responsável máximo e accionista maioritário.

    Quanto ao assunto dos burgueses, há muitos que trabalham para o ser, e os outros trabalham para quê? Ok, mas tem em conta a questão da iniciativa, ninguém que seja empregado merece ganhar mais que o patrão. Assim o teu salário deve ser com base no mérito e no teu cargo. É óbvio que se trabalhares a fazer hamburguers no Mcdonalds não mereces ganhar nem metade do que ganha o dono da empresa.
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  RCN Sáb Mar 07, 2009 7:41 am

    Eu quero tirar cursos para fazer algo de que goste e de maneira a que possa aproveitar as minhas melhores capacidades, não para ganhar mais do que as outras pessoas. Claro que quero viver bem... mas se eu viver bem, porque não podem as outras pessoas viver bem também? todas as profissões que existem são necessárias, quase todas vá...(à excepção dos jogadores de futebol, de quem tudo tem e nada faz, etc.)
    Mas hoje pouca gente pensa ''eu quero viver bem e que todas as pessoas vivam bem, como eu'', hoje, em vez disso, pensa-se ''como isto é a lei da selva, quero ser rico e os outros que sejam pobres e façam a minha fortuna'', ou ''quero tirar um curso para ser mais rico que aquele''. Se todos tirássemos cursos, as outras profissões eram para quem? assim defendem que têm que haver sempre pobres. Que quem não tem possibilidades de tirar um curso não pode ser igual a mim na sociedade.

    Mas nada é fácil, tem que se lutar. E eu vou lutar.
    E para que se perceba bem, preferia que toda a gente vivesse com o essencial, do que, como hoje se vê, que milhões e milhões de pessoas passem fome para que outros sejam milionários.
    martagil
    martagil
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 49
    Idade : 31
    Data de inscrição : 01/03/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty sistema perfeito

    Mensagem  martagil Sáb Mar 07, 2009 9:23 am

    Mas Rafael, há pessoas que passam fome para os outros serem milionários sim, nos casos das empresas que não pagam ordenados etc, embora ligue isso sempre há falência do milionário em questão.
    Mas não culpo os milionários por haver fome no mundo. Culpo-os talvez pela falta de solidariedade, que se apercebem dos acontecimentos e não ajudam, podendo fazê-lo. Mas eles não têm a culpa de haver pessoas mais carenciadas, talvez o método como a nossa sociedade está organizada é que tenha. Leis de impostos que sirvam para alimentar pessoas, dar-lhes medicamentos etc eram adequados para "disfarçar" os egoísmos e obrigarmos as pessoas a ajudar. Isto como uma hipótese ... eu cá não me meto com políticas.
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  RCN Sáb Mar 07, 2009 9:26 am

    Claro que a culpa de haver fome não é dos milionários em si, mas do sistema. O sistema que permite que haja milionários.
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh Sáb Mar 07, 2009 11:56 am

    Lol, epa, isso é ridiculo na minha opinião. Colocar barreiras a pessoas que se calhar passam a vida a lutar para ser alguém na vida e não poder só porque se calhar há um otário que prefere dar para a veia e coitadinho não tem o que comer. Mas enfim, opiniões como já disse.
    bigos
    bigos
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 106
    Idade : 34
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  bigos Sáb Mar 07, 2009 6:51 pm

    Re: O sistema perfeito

    Mensagem por TeCh Ontem à 6:56 pm
    Lol, epa, isso é ridiculo na minha opinião. Colocar barreiras a pessoas que se calhar passam a vida a lutar para ser alguém na vida e não poder só porque se calhar há um otário que prefere dar para a veia e coitadinho não tem o que comer. Mas enfim, opiniões como já disse.

    Pois o problema é haverem tantos que lutam com todas as forças para serem alguem na vida e mesmo assim não conseguem por vivermos numa sociedade que favorece uns logo de nascença só por serem filhos de alguem com poder, assim mantén-se uma sociedade em que se vive nos extremos de pobreza e riqueza, que é exactamente o está a acontecer em Portugal, o poder mantén-se todo dum lado e do outro mantén-se toda a pobreza, realmente parece-me um sistema solido e perfeito, especialmente para aqueles que têm dinheiro, mas é pá se um dia acordares e descobrires que os teus sonhos de riqueza e poder não passaram disso es capaz de vir a mudar de ideias.
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  TeCh Sáb Mar 07, 2009 9:10 pm

    bigos nisso concordo contigo, infelizmente neste Mundo não são dadas as mesmas oportunidades a todos nascendo uns com o rabo virado para a lua e outros destinados a passar fome o resto da vida. Acho que todos deviam à nascença ter oportunidades iguais e aí sim cada um fazia as suas opções de vida.

    Conteúdo patrocinado


    O sistema perfeito - Página 2 Empty Re: O sistema perfeito

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter Mar 19, 2024 12:51 am