Jovens críticos e interventivos

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Jovens críticos e interventivos

Para todos os jovens com espírito crítico que gostem de discutir ideias sobre diversos assuntos. Porque ''da discussão nasce a luz''!


+10
iSelf'
Alakazam
Tatiana
ForgottenFace
DanParanoid
bigos
Amartia
Mestre
Marques
RCN
14 participantes

    O gosto pela leitura

    Votação

    Gostas de ler?

    [ 8 ]
    O gosto pela leitura Bar_left50%O gosto pela leitura Bar_right [50%] 
    [ 7 ]
    O gosto pela leitura Bar_left44%O gosto pela leitura Bar_right [44%] 
    [ 1 ]
    O gosto pela leitura Bar_left6%O gosto pela leitura Bar_right [6%] 
    [ 0 ]
    O gosto pela leitura Bar_left0%O gosto pela leitura Bar_right [0%] 
    [ 0 ]
    O gosto pela leitura Bar_left0%O gosto pela leitura Bar_right [0%] 

    Total de votos: 16
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O gosto pela leitura Empty O gosto pela leitura

    Mensagem  RCN Qua Fev 25, 2009 11:45 am

    Hoje em dia, poucos jovens têm interesse pela literatura.
    Diz se gostas de ler, ou mesmo de escrever. E dá a tua opinião acerca do pouco interesse dos jovens pelas letras.
    Marques
    Marques
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 60
    Idade : 33
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Marques Qua Fev 25, 2009 12:56 pm

    Hoje em dia com os jogos e com a televisão, e eu falo por mim, já não se lê tanto, existem outras formas mais interessantes, para a maioria das pessoas, de passar o tempo.

    Tendo consciência do mal que há em se ler pouco e de eu ler pouco é uma das coisas para as quais não tenho paciência e acho aborrecido, é do género de ler 2 páginas e começar a dormir >_<.
    Mestre
    Mestre
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Idade : 33
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Mestre Qua Fev 25, 2009 3:47 pm

    Na minha sincera opinião, ler é essencial para a formação de qualquer pessoa.
    No entanto, como o Marques disse, hoje em dia há muitas formas alternativas de adquirir conhecimento e de "voar" para além do mundo em que vivemos.

    Eu no meu caso, admito que até hoje só devo ter lido uma mão cheia de livros (alguns "obrigatórios", outros por vontade própria), pois até hoje ainda não apanhei o gosto de ler. Mas acredito que a leitura quando "cultivada" com os livros certos (interessantes e que coincidam com os gostos pessoais do leitor), não apenas com aqueles livros obrigatórios e indicados pela escola, torna-se um hábito.

    Depois de se tornar um hábito / um gosto, a pessoa quer ler mais e cada vez mais para "saciar" a sua vontade de saber e de sonhar.

    Dito isto, vou continuar a tentar evoluir nesse sentido, pois já senti a falta que os livros fazem à formação de um indivíduo.


    Leiam muito!!!
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Amartia Qua Fev 25, 2009 4:07 pm

    Este tema causa-me um arrepio na espinha.

    Ora bem, hoje em dia , e como se sabe, os jovens lêm muuuuito pouco. E a razão é óbvia: existencia da televisão. A troca dos livros pela televisão não seria assim tão má se os jovens tivessem o minimo de gosto pelo saber e ao menos vissem canais de interesse (por exemplo, eu gosto de ver os canais onde dão os mais variados documentários, desde os animaizinhos a meras especulações de como será o mundo daqui a 29387612691235343287463242 anos). Mas não...os jovens gostam é de morangos com açúcar e rebelde way! É triste ver que caímos na nossa menoridade porque somos preguiçosos e nos conformamos com as coisas faceis. De facto não custa nada estar sentado num sofá a olhar para uma serie de sequencias lógicas de imagens sem termos de mexer uma palha, até é bastante confortavel. Mas acho que temos de ter ousadia para sair desta menoridade. Mas, mesmo assim...quando nos deparamos com alguns dos livros que por aí andam...até me dá vontade de vomitar...

    No fundo, há que saber escolher bem os livros que lemos, acho que isso é muito importante. A leitura é um bom exercicio e sem darmos conta influencia até na maneira como falamos e escrevemos, aumenta bastante o nosso vocabulário.

    Pessoalmente o estilo literário que gosto mais são os livros de fantasia algo ligados com mitologias (não..não é Harry Potter), algumas coisas da epoca gótica e tambem gosto de alguns romances (mas depende muito do tipo de romance). Tambem gosto muito de textos filosóficos e de poesia.

    study
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  RCN Qua Fev 25, 2009 4:17 pm

    Concordo plenamente com a Amartia. Mas se isso acontece, nao é por acaso. Estamos a ser desenvergonhadamente manipulados e a maioria nem se apercebe. Temos que resistir e tentar aprender todos os dias! Na televisão, ver programas culturais, apenas, porque já nem nos telejornais há liberdade de expressão.
    Quanto a livros, leio tudo e o máximo que posso. A vantagem de um romance escrito em comparação com um filme, é que ao ler um livro, cada pessoa imagina a história à sua maneira.
    Uma coisa que ainda não foi dita sobre a falta de leitores jovens é: está na moda não ler...!
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Amartia Qua Fev 25, 2009 4:25 pm

    Claro, não é por acaso. E concordo quando o Rafael fala dessa manipulação. Infelizmente o governo que temos manipula-nos mas o alvo principal são os jovens (e isto há-de ter algum propósito). Comecemos na propria educação..que não é mais do que uma estupidificação, enfim..Por exemplo, quererem tirar filosofia do ensino secundário para mim é sem duvida uma atrocidade...quer queiram quer não..é uma disciplina importante para nós se tivermos disposição para estudá-la. Outro meio de manipulação é a televisão e nao tenho qualquer duvida acerca disso..há coisas que eu penso que não fazem grande sentido, talvez porque tenho a mania de perseguição, ou porque tenho motivos, ou porque não compreendo as coisas...Mas, para mim, manipulação das pessoas é uma forma de ditadura, é triste as pessoas não compreenderem isso...Deixemo-nos de politicas e voltemos à literatura. Isso de estar na moda não ler é uma verdade. Acho piada...antigamente quem lia era considerada uma pessoa culta e de respeito e agora? Quem lê é só mais um tótózinho sem vida. Ter vida e ser fixe, é ir ali para o atira-te ao rio ou ao SR beber uns shots e mais misturas estranhas até acabar a vomitar...isso sim, é vida!
    Mestre
    Mestre
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Idade : 33
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Mestre Qua Fev 25, 2009 4:32 pm

    Citação Amartia:
    "Quem lê é só mais um tótózinho sem vida. Ter vida e ser fixe, é ir ali para o atira-te ao rio ou ao SR beber uns shots e mais misturas estranhas até acabar a vomitar...isso sim, é vida!"

    Não tenho nada a acrescentar Amartia! É este o lema de grande parte da juventude de hoje em dia...

    Enfim...
    bigos
    bigos
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 106
    Idade : 34
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O gosto pela leitura Empty clap clap clap

    Mensagem  bigos Qua Fev 25, 2009 4:35 pm

    Amartia, gostei muito do teu comentario. Concordo a 100% com tudo o que disseste. Os moranguinhos e os rebeldinhos tão cada vez mais na moda, escusado será dizer que dizer isto é o equivalente a dizer que ser estupido está na moda.
    Alguem com 0,78cm de testa, que perca um minuto a seguir o , complicadissimo, enredo de qualquer uma destas, intituladas, séries irá rapidamente aperceber-se da falsa forma como a juventude portuguesa está representada. Infelizmente devido a estes programas e a tantos outros que, como os morangos e os rebeldes, foram feitos para toldar a mente dos jovens que hoje em dia são maioritariamente um bando de burros que têm como personalidade favorita o raio do José Castelo Branco e como interesses beber, curtir a noite na disco e...cor de rosa! É a isto que cada vez mais estamos reduzidos e se não lermos, se não pensarmos por nós proprios e se não lutarmos pela nossa mente ninguem mais o fará e seremos umas belas ovelhinhas como tantos querem que sejamos.
    Vá quero ver o pessoal todo já aí agarradinho a um livro, que nao seja o harry potter, de preferencia!
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  RCN Qua Fev 25, 2009 4:38 pm

    Que grandes comentarios que estou a ver aqui Very Happy
    Estou a começar a acreditar que a criação do fórum foi uma boa ideia.
    Completamente de acordo Bigos Jonhson Razz
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Amartia Qua Fev 25, 2009 4:40 pm

    "Vá quero ver o pessoal todo já aí agarradinho a um livro, que nao seja o harry potter, de preferencia!" Espero que não tenhas ficado a pensar que eu ando a perder o meu tempo com Harry Potter LOL.
    DanParanoid
    DanParanoid
    Iniciado
    Iniciado


    Feminino Número de Mensagens : 9
    Idade : 32
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O gosto pela leitura Empty leitura

    Mensagem  DanParanoid Qua Fev 25, 2009 4:49 pm

    Lêr, hoje em dia ja ñ se houve a juventude a falar sobre isso quanto mais discutir...O q eles querem e' psp, pc, ipod, noitadas, bebidas, amigos, etc...TudO menos a leitura...Até parece que é alguma praga, só para verem a dias eu perguntei a minha prima de 13 anos que livro é que ela andava a ler e ela respoonde-m assim: "lêr? eu não gosto de lêr...prefiro ouvir música do que andar a lêr livros da treta"...Eu fiquei chocada...Eu leio mas não é muito mas, quando leio entrego por complecto...Todos os livros q falam sobre fantasia eu amo e vampiros também Razz
    bigos
    bigos
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 106
    Idade : 34
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  bigos Qua Fev 25, 2009 4:51 pm

    ahahah, não te preocupes eu nao pensei isso, mas como falaste no livro, lembrei-me de dizer isso só para referir a merda que aquilo é.
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Amartia Qua Fev 25, 2009 4:58 pm

    Ainda bem que falam em livros de vampiros...Agora anda aí uma epidemia de uma americanazinha qualquer que escreve sobre vampiros...
    A figura do vampiro fascina-me bastante mas, por favor! Vampiros cuja pele brilha quando entram em contacto com o sol?! Poupem-me! A historia em si pode ser muito bonita..mas ha pormenores que não fazem qualquer sentido. Eu sinceramente comprei os livros..li a primeira página do Crepusculo, fechei o livro e pensei "Pronto, dinheiro para o lixo!" mesmo assim, fui ver o filme para matar o bicho da curiosidade e pensei "aaaah..que belas cadeiras para eu dormir um bocadinho, não foi dinheiro para o lixo!". Gosto do romantismo à volta das duas personagens, mas é só...não acho nada fora do comum nem nada que mereça tanto protagonismo. Mas opiniões, são opiniões...e há-que respeitá-las todas Smile

    Bigos, fico muito mais descansada por não teres pensado uma coisa dessas sobre mim xD
    bigos
    bigos
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 106
    Idade : 34
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  bigos Qua Fev 25, 2009 5:06 pm

    o crepusculo é tão mau! vi o filme -ainda não recuperei- e é a coisa mais idiota á face da terra. por que razão um vampiro brilha quando tá ao sol??? Se acontecesse alguma coisa que não arder, como é comum acontecer, a um vampiro que entra em contacto com luz solar eu acredito que o vampiro ia deitar vapores visto que eles têm tendencia para estarem muito frios (a morte arrefece as pessoas) e então com o calor do sol aquilo começa tudo a evaporar. A minha teoria é estupida mas já é melhor que a de certas pessoas... eu dava-lhe o brilho Evil or Very Mad
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  RCN Qua Fev 25, 2009 5:09 pm

    Estão a fugir ao tópico. Isso já é cinema xD (uma espécie, vá.)
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Amartia Qua Fev 25, 2009 5:17 pm

    O Rafael tem razão, mas foi inevitável. Mas isto não é só cinema...tem tambem a ver com alguma homossexualidade..Pronto, vá já chega. Alguem já leu alguma trilogia das Joias Negras da Anne Bishop?
    ForgottenFace
    ForgottenFace
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 92
    Idade : 33
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  ForgottenFace Qua Fev 25, 2009 6:31 pm

    Só uma pequena informação aqui: o Crepúsculo faz parte de uma série de quatro livros (muito mal escritos) que eu até li e gostei (não me matem!!). Por isso não é só cinema. A história até que é bonita e tal, mas a partir do segundo livro para a frente fica tão secante que uma pessoa reza o tempo inteiro que a Bella morra de um AVC de tão "dazzled" que fica sempre que o Edward lhe aparece a frente. Mary-Sue affraid...uma palavra basta para descrever a complexa personagem que é a Bella (insert sarcasm here)

    Eu adoro ler e também escrevo. Raramente faço qualquer dessas coisas em português Rolling Eyes.
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  RCN Qua Fev 25, 2009 6:34 pm

    Acho muito bem que escrevas e muito mal que não o faças em português. Pois é uma das mais ricas e belas línguas do mundo!
    ForgottenFace
    ForgottenFace
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 92
    Idade : 33
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  ForgottenFace Qua Fev 25, 2009 6:45 pm

    Eu sei que o devia fazer mais em português e que a minha escrita até seria muito melhor em português. Eu adoro a língua portuguesa. Aliás fico passada quando alguém de outra nacionalidade me pergunta se em Portugal se fala espanhol. Não só estão a insinuar que nós somos uma província de Espanha, como também estão a dizer que eu falo uma língua horrível.

    Mas o site para qual eu escrevo só aceita inglês. E os que há em português, são português do Brasil e isso faz-me muita confusão.
    Tatiana
    Tatiana
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 51
    Idade : 32
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Tatiana Sex Fev 27, 2009 1:05 pm

    Depois de se tornar um hábito / um gosto, a pessoa quer ler mais e cada vez mais para "saciar" a sua vontade de saber e de sonhar

    Concordo com o que Mestre escreveu, no verão passado começei a ler e fiquei com a pica toda xD
    entretanto começou a escola e desde setembro ainda só li dois livros silent
    Alakazam
    Alakazam
    Participativo
    Participativo


    Número de Mensagens : 22
    Data de inscrição : 27/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Alakazam Sex Fev 27, 2009 2:26 pm

    Os livros do Crepúsculo eram essencialmente versões vampiricas dos morangos com açúcar, o filme apenas piorou as coisas.
    iSelf'
    iSelf'
    Pouco participativo
    Pouco participativo


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Idade : 30
    Data de inscrição : 27/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  iSelf' Sex Fev 27, 2009 6:57 pm

    Bem eu ler, já li muito, mas perdi o hábito, e confesso que tenho que o ganhar outra vez.

    Eu não sou de histórias e romances, gosto de ler livros onde no final saiba algo de novo, tais como história, política, filosofia ou religião.

    Quando aos jovens não lerem ou interessarem-se, acho que já foi tudo dito, não é verdade.
    Rauven
    Rauven
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 95
    Idade : 32
    Data de inscrição : 27/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Rauven Sáb Fev 28, 2009 1:56 pm

    Ler para mim é dakelas coisas para esqueçer, mas mesmo assim ainda li alguns livros, os Almanaques da Mónica 5 estrelas (isto é se pode-se ser considerar isto livros-.-), adorava quando era puto, os livros do Harry Potter ainda só não li o ultimo e porque não tenho:( eo ultimo livro que li, foi um que gostei e bastante foi "O AMOR É FODIDO" grande book><
    martagil
    martagil
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 49
    Idade : 31
    Data de inscrição : 01/03/2009

    O gosto pela leitura Empty Livros

    Mensagem  martagil Dom Mar 01, 2009 3:21 pm

    Acredito que todas as pessoas devem gostar de ler, desde que encontrem os livros correctos.
    Por mais que detestem a leitura, duvido que não gostem de se elevar na sua própria imaginação ao apreciarem algumas linhas escritas sobre temas que lhes agradam.

    Eu abranjo-me por vários temas, há pessoas que se abrangem por menos e por isso é mais difícil de encontrarem os livros certos.
    Quanto há televisão, apenas faz com que se escasse essa procura.

    Mas, por mim, sinto-me muito mais sábia ao ler factos escritos do que ouvi-los na tv.
    Amartia
    Amartia
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Número de Mensagens : 146
    Data de inscrição : 25/02/2009

    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Amartia Seg Mar 02, 2009 4:19 pm

    Concordo com o que a martagil disse, mas acredita que também é preciso ver os programas de televisão correctos! E há uns quantos canais de passam coisas muito interessantes Razz

    Conteúdo patrocinado


    O gosto pela leitura Empty Re: O gosto pela leitura

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 7:56 pm