Jovens críticos e interventivos

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Jovens críticos e interventivos

Para todos os jovens com espírito crítico que gostem de discutir ideias sobre diversos assuntos. Porque ''da discussão nasce a luz''!


4 participantes

    Abstinência [Europeias]

    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Abstinência [Europeias] Empty Abstinência [Europeias]

    Mensagem  Trevas Dom Jun 07, 2009 5:57 pm

    As presentes eleições europeias registraram, em Portugal, uma taxa recorde de abstinência da ordem dos 64%. A confiar na SIC (lol), essa abstinência situa-se essencialmente nas taxas etárias mais baixas, isto é, os jovens... o que, a meu ver, é preocupante. Os jovens críticos e interventivos serão realmente uma minoria?
    Mestre
    Mestre
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Idade : 33
    Data de inscrição : 25/02/2009

    Abstinência [Europeias] Empty Re: Abstinência [Europeias]

    Mensagem  Mestre Seg Jun 08, 2009 7:19 am

    Bom tópico. Na minha opinião os jovens críticos e interventivos são mesmo uma minoria. Constatei isso com um colega meu ainda esta semana. O futuro depende de nós... mas a "nossa" minoria não vai conseguir suportar um futuro sozinha. É preciso que todos sejam críticos e interventivos!
    martagil
    martagil
    Participativo
    Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 49
    Idade : 31
    Data de inscrição : 01/03/2009

    Abstinência [Europeias] Empty Re: Abstinência [Europeias]

    Mensagem  martagil Seg Jun 08, 2009 9:44 am

    Por acaso, pelas pessoas com quem falei (jovens como nós), todas foram votar.
    O problema é que nunca estamos contentes com nada (e com razão), então a maioria vota em branco e, para nem sequer se dar a esse trabalho, não vai votar. Já me disseram, e com razão, que é uma autêntica falta de respeito pois tivemos este tempo todo a lutar pelos nossos direitos de voto para depois nem sequer ir votar.
    RCN
    RCN
    Admin
    Admin


    Masculino Número de Mensagens : 261
    Idade : 33
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Abstinência [Europeias] Empty Re: Abstinência [Europeias]

    Mensagem  RCN Seg Jun 08, 2009 12:31 pm

    As pessoas hão-de votar em quem?
    Nos 5 partidos do arco do poder? Que ou se atacam uns aos outros, sem apresentarem propostas concretas, ou fazem os prognósticos do que há, dizendo que querem acabar com isso: ''Queremos combater o desemprego, a pobreza...'' e coisas assim, mais uma vez sem apresentarem propostas concretas.
    E se um partido de fora do arco do poder as apresenta, as respostas concretas (e falo do PCTP/MRPP) - e apresentou, muitas! - é completamente silenciado, pela comunicação social, que escondeu ainda deliberadamente toda e qualquer iniciativa que tenha percorrido o país.
    Como se não bastasse, ainda andaram bloquistas a destruir propaganda deste mesmo partido, que tanto trabalho deu, porque, ao contrário da do bloco, essa propaganda não é paga pelos contribuintes, e os recursos são poucos.
    Ah, mas nem todos os pequenos partidos são silenciados, não. Aqueles partidos de merda, sem ideologias e sem nada, como o MEP da senhora Laurinda Alves, que diz sim a tudo, e ao que nao diz sim diz nim, esses são levados ao colo pela mesma comunicação social que silencia outros. Porquê? Deve ser por serem novos, já que foi esse e o MMS.

    Se os jovens não tiverem quem lhes explique, quem os ensine, o mais natural é que vivam no mundo cor-de-rosa da televisão, olhando tudo superficialmente, sem capacidade de analisar nada.
    E é o que está a acontecer. E dentro dos que se desviam desse caminho da ignorância, muitos são movidos apenas pela ganância e pelo egoísmo da ambição individual, pelo espírito individualista promovido pelo capitalismo.
    Eu fui votar, e hei-de ir sempre a partir daqui. Mas não chega.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    Abstinência [Europeias] Empty Re: Abstinência [Europeias]

    Mensagem  Trevas Seg Jun 08, 2009 4:51 pm

    RCN escreveu: Se os jovens não tiverem quem lhes explique, quem os ensine, o mais natural é que vivam no mundo cor-de-rosa da televisão, olhando tudo superficialmente, sem capacidade de analisar nada.

    Era exactamente isso que eu ia escrever. Smile De facto não há uma educaçao (formaçao; como queiram chamar) nesse aspecto, o que resulta em duas coisas:

    - distanciação da matéria: os jovens não conhecem, não percebem a importância destas questões e, pior, não querem saber ( "tão nem aí" )
    - vício eleitoral: isto é, há falta de informação sobre outros partidos (como estavas a dizer, a comunicação social tem sido uma barreira à divulgação de outras propostas), os mesmos são desconhecidos pela maioria das pessoas... Um jovem, que (em contraste com a maioria) se distancie da ignorância e se disponha a ser critico e interventivo, o que poderá criticar senão o que conhece apenas? E, nesse caso, provavelmente não conhecerá mais que as 5 pérolas do poder, devido a essa (prepositada) formação deficiente que teve, se é que teve alguma. E entre elas, venha o diabo e escolha...

    martagil escreveu: O problema é que nunca estamos contentes com nada [...]

    Lá está, talvez não conheçamos, existindo, propostas que nos agradem.

    Em suma, destas duas opções, considero que, mesmo assim, é a primeira a que leva mais à abstinencia. Não só nos jovens, como na população em geral. Infelizmente, não gostamos nem sabemos criticar, intervir, pensar até... Neutral

    Conteúdo patrocinado


    Abstinência [Europeias] Empty Re: Abstinência [Europeias]

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Mar 18, 2024 10:10 pm