Jovens críticos e interventivos

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Jovens críticos e interventivos

Para todos os jovens com espírito crítico que gostem de discutir ideias sobre diversos assuntos. Porque ''da discussão nasce a luz''!


+7
Tatiana
HoboKaji
iSelf
TeCh
bigos
Amartia
RCN
11 participantes

    A ditadura moderna

    iSelf
    iSelf
    Participativo
    Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 26
    Idade : 30
    Data de inscrição : 27/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  iSelf Sex Fev 27, 2009 3:45 pm

    O sistema capitalista não começou agora a dar sinais de ruptura.
    A Grande Depressão foi um desses sinais, e Marx previu isto.
    A previsão de Marx só falhou no que conta à revolução do proletariado, pois o proletariado não tem capacidade de organização para mandar abaixo um governo.

    A revolução Russa não foi nada mais nada menos que o Lenine (classe média-alta) a agarrar num ''punhado'' de gente e a chacinar milhares de russos pela justiça.
    Alakazam
    Alakazam
    Participativo
    Participativo


    Número de Mensagens : 22
    Data de inscrição : 27/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  Alakazam Sex Fev 27, 2009 3:46 pm

    E que tal uma soluçao que nao caisse em nenhum rótulo e que se preocupasse mais com o valor da vida humana em geral e nao em papel verde?
    iSelf
    iSelf
    Participativo
    Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 26
    Idade : 30
    Data de inscrição : 27/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  iSelf Sex Fev 27, 2009 3:48 pm

    ''Rótulo'' é relativo. As coisas têm que ter nome.
    Pode-se é procurar um sistema político (criar, neste caso) que obedeça a esses critérios.
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  TeCh Sex Fev 27, 2009 3:48 pm

    NÉÉÉÉPIA! Na minha opinião comunismo nunca é solução!
    Além disso que ruptura? Esta crise não passa de especulação que cria o efeito monopólio. Não existia crise até dizerem o contrário. É simples, o facto do PIB não ter subido não quer dizer que o país esteja em recessão económica, o facto de o país não se desenvolver não quer dizer que esteja mau, além de que esses valores são sempre comparados com valores anteriores, por exemplo, a China estava com um desenvolvimento do PIB de 11% por ano, baixaram para 9%, isso faz com que seja recessão?

    O problema é falta de confiança que provoca falta de investimento, o que é que mudou antes de se falar de crise? Apenas o investimento, que tem o tal efeito monopólio, se ninguém compra porque "ai ui a crise" há sobrelotação de stock, se há sobrelotação de stock deixa de haver produção, se deixa de haver produção deixam-se de comprar matérias primas e tudo é afectado. Caso ninguém tivesse especulado que teria mudado?

    A crise é mais psicológica que outra coisa, trata-se de especulação, assim como foi em Wall Street

    Agora desculpem lá, mas comunismo nunca.
    HoboKaji
    HoboKaji
    Pouco participativo
    Pouco participativo


    Número de Mensagens : 16
    Data de inscrição : 27/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  HoboKaji Sex Fev 27, 2009 3:56 pm

    Tatiana não digo que seja a solução porque a Russia não o meteu em pratica de uma maneira certa de uma maneira, tanto que repara bem Mau não aprovava os planos de Estaline de uma certa maneira, simplesmente o Marxistas-Leninistas na sua forma mais correcta, que podes ver no fundo não é de todo um plano mau. Porem não se pode confiar muito numa ideologia que te fala em liberdade e igualdade e depois julga as pessoas e volta a tornar a sociedade numa pirâmide.
    Tatiana
    Tatiana
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 51
    Idade : 32
    Data de inscrição : 25/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  Tatiana Sex Fev 27, 2009 4:11 pm

    Sim, mas não fui eu que coloquei essa questão, eu por acaso referi que são questões colocadas pela minha professora de história.
    Questões às quais ficaram por responder.
    E agora estou a ver algumas xD
    iSelf
    iSelf
    Participativo
    Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 26
    Idade : 30
    Data de inscrição : 27/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  iSelf Sex Fev 27, 2009 4:19 pm

    Força nisso xD

    As questões ideológicas do sec. XX são um tema bastante interessante.
    É pena já não ter história desde o ano passado. Ciências xD
    Tatiana
    Tatiana
    Muito Participativo
    Muito Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 51
    Idade : 32
    Data de inscrição : 25/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  Tatiana Sex Fev 27, 2009 4:35 pm

    Apesar de não gostar muito de história há algumas partes interessantes outras nem por isso. (isto no meu ponto de vista xD)
    É chato quando tenho que estudar mas é bom saber o que se passou ha anos atras tanto no meu país como por todo o mundo.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  Trevas Sex Fev 27, 2009 5:46 pm

    Alakazam escreveu:E que tal uma soluçao que nao caisse em nenhum rótulo e que se preocupasse mais com o valor da vida humana em geral e nao em papel verde?

    É exactamente isso que me anda a fazer os miolos em papa ha ja algum tempo. De facto, não haverá maneira de nos distanciarmos deste modo de estar civilizacional e reflectirmos um pouco sobre a vida e o seu sentido?! (parece uma frase feita, mas receio não conseguir explicar a ideia de forma mais clara). O que eu quero dizer é que talvez o problema não esteja nos modelos politicos, mas em toda a organização da Humanidade. LOL é fatalista eu sei...

    Como é completamente utópico que o mundo inteiro tenha um ataque de reflexão existencial ao mesmo tempo e igual, resta-nos zelar para que algum dos modelos politicos funcione («que se espalhe a felicidade pelo maior número de pessoas possivel» ou «o melhor para mim», depende do ego lol...)ou abulir a politica e regressar à barbarie.

    (e estou a fugir ao topico desculpem, tenham paciencia, etc)
    iSelf'
    iSelf'
    Pouco participativo
    Pouco participativo


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Idade : 30
    Data de inscrição : 27/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  iSelf' Sex Fev 27, 2009 6:44 pm

    Não, de facto o que referiste está bastante in topic.

    Repara que está tudo relacionado. Hoje em dia podemos verificar uma crise ideológica, cultural e económica.

    A Arte quase que se comercializou, ideologicamente vê-se cada vez mais pseudo-políticos, adolescentes revoltados que aderem a ideologias de extrema porque a policia não os deixa fazer merda, e os verdadeiros políticos, 60% apresenta falta de honestidade. Para não falar em governos que pedem maioria absoluta, algo que é inconcebível, por exemplo, num país nórdico, onde a oposição de facto colabora com o Partido regente.

    As pessoas estão perdidas em tribos, ideologias, e alienações do mundo de hoje em dia, sem qualquer tipo de rumo, ou objectivos.

    O desenvolvimento tecnológico praticamente se baseia em investimento da parte de empresas privadas que necessitam de desenvolver tecnologia para superar outras empresas. Amanhã talvez saia o MP9.
    O científico quase que vai pelo mesmo rumo. Mas nesse ainda verificamos investimentos estatais e bons trabalhos. Não haveria de estar tudo mal.

    A nivel de música, é uma tristeza. A música morreu há muitos anos, na minha opinião. Quanto aos outros campos da Arte não falarei muito pois não me são bem conhecidos.

    Mas bem. Sinto que a Creatividade está a morrer. Daí o mundo de merda, abominavelmente ignorante.
    Isto, quando nem os senhores lá de cima (adoro esta expressão) nem sabem dar a porcaria do exemplo, quando se preocupam mais em meter ''espiga'' com os outros, do que propriamente cumprir a sua função: decidir o que é melhor para o povo Português.

    bem, acabei por tratar mais Portugal no âmbito político, mas bem, é um tema a discutir.

    Concluo que a verdadeira ditadura é a ditadura da ignorância. As pessoas são constantemente alienadas em misantropias da sociedade e da (des)informação, esquecendo-se do que importa.

    E quando estas se revoltam, são ridicularizadas, pois simplesmente não apresentam bagagem para se revoltar. Bastante irónico, mas verdadeiro, diria.
    Mundo cão.
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  TeCh Sex Fev 27, 2009 10:59 pm

    Trevas, mas óbvio que o problema está no Homem e não nos sistemas ou regimes. Na teoria quase todas as ideologias são perfeitas, mas a prática mete a mão do Homem à mistura que vem à nascença suja de ganância, inveja etc. Ninguém deve ser hipócrita ao ponto de dizer que não é assim, não inveja nada, não tem qualquer sede de poder ou qualquer espécie de materialismo. As noções e objectivos é que variam de pessoa para pessoa, mas o Homem é mau por natureza porque racionaliza, não age apenas por instinto. Ao racionalizarmos procuramos sempre soluções proveitosas para nós e adaptamo-nos o ambiente ao homem e não o homem ao ambiente. Egoísmo natural. Se os homens nem com a sua espécie se preocupam como poderiam preocupar-se com o que quer que seja? Como poderiam sentar-se para reflectir? Se assim fosse a anarquia era perfeitamente viável, só não é porque nós somos Homens, anarquia seria o caos.

    Por isso de pouco vale lamentar-mo-nos por não sermos feitos à imagem de Deus e não podermos estar todos em harmonia perfeita com o Universo. Vale muito mais gastar os nossos esforços e lamentos a criticar o que é real e a preocupar-mo-nos por aguenta-lo.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  Trevas Sáb Fev 28, 2009 7:13 am

    Lá está: "resta-nos zelar para que algum dos modelos politicos funcione («que se espalhe a felicidade pelo maior número de pessoas possivel» ou «o melhor para mim», depende do ego lol...)ou abulir a politica e regressar à barbarie.".

    (E já que falas na natureza do Homem, eu concordo plenamente contigo, menos numa pequena coisa. Do tipo, não creio que exista bem ao mal na natureza do Homem, acho que as suas atitudes derivam do seu instinto de sobrevivência aplicado a várias situações e ligeiramente deturpado talvez. É por isso que o Homem se torna egoista, e "mau", essas coisas que tu disseste, usando a razão para obter as tais "soluções proveitosas para si". Acho portanto que a causa é a propria animalidade do Homem, e não a sua racionalidade, sendo esta apenas um meio de exercer a primeira.)
    iSelf'
    iSelf'
    Pouco participativo
    Pouco participativo


    Masculino Número de Mensagens : 12
    Idade : 30
    Data de inscrição : 27/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  iSelf' Sáb Fev 28, 2009 10:15 am

    Para começar, gostaria de dizer que o homem é mais que animal, e as suas atitudes não se justificam por insinto de sobrevivência, pois o altruísmo não se opõe a este insinto (não necessariamente). Muitas das atitudes daqui não são instinto nenhum; não se justificam.

    Quanto ao conceito de bem e mal, acho que não é assim tão linear. Bem e mal são os usos que nós damos ao que nos rodeia;
    A Natureza, per si, só, é equilibrada, daí este não representar bem nem mal, apenas o é.
    Agora, quando nós damos um uso negativo à Natureza, podemos chamar-lhe mal. Quando damos um uso positivo, chamamos-lhe bem.

    Temos o exemplo típico, das descobertas de Einstein que ajudaram muito na evolução da Ciência, mas no final acabou por contribuir para a bomba atómica.
    Mal e Bem são conceitos que resultam de nós, são o desiquilíbrio da neutralidade natural. Agora, sendo conceitos que fazem parte de nós, vão automaticamente fazer parte da Natureza. Mas deixemos isto por agora, e vamos voltar ao planeta terra.

    Agarrando no exemplo da bomba atómica, eu pergunto-me, será esta bomba resultado dum mero instinto?
    avatar
    Twin_Soul


    Número de Mensagens : 2
    Data de inscrição : 28/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  Twin_Soul Sáb Fev 28, 2009 12:38 pm

    Eu diria que para mim a Política em Portugal é uma infantilidad, É so ver o Discurso de Campanha do Sócratres e ve-se que parecem uma cambada de criancinhas a brincar aos políticos, E acho isso no minimo deploravel.
    Pois o nosso governo é uma lastima tanto o Corrente como as Oposiçoes eu acho graça ao facto que as oposiçoes têm sempre soluçao para tudo, mas quando estão fazem o mesmo ou pior.

    O nosso sistema político neste momente precisa no minimo de Uma Lavagem total, Pois tudo se faz em nome da Democracia! Epa eu sou a favor da democracia e direitos para todos mas Acho que devem haver fronteiras, Pois cada um faz o que quer e nao sao punidos por isso.

    É Muito interessante falar na democracia e na liberdade e nos direitos isso é Lindo de dizer e ficao todos encantados mas a verdade é que Quando estava cá o salazar nos tivemos Defice de 0, e que Tudo bem nao tou a dizer pa voltar-mos a mandar montes de pessoas para o tarrafal e aquela opressao ridicula, mas Têm de haver fronteiras em vez de andarem nos parlamentos a Apontar dedinhos uns aos outros e a construirem TGV's e Aeroportos em vez de se Preocuparem com os Problemas que REALMENTE importam.

    E o problema é que Hoje em dia Nimguem faz nada, cruzao os braços e esperam que a soluçao caia do ceu.
    Enquanto nao ouver alguem que ponha este país nos eixos e que REALMENTE SE PREOCUPE com o estado dele, em vez de andar a Dar Tachos aos amigos e a meter dinheiro ao bolso.

    É so isto que tenho a dizer.
    TeCh
    TeCh
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Masculino Número de Mensagens : 129
    Idade : 36
    Data de inscrição : 26/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  TeCh Sáb Fev 28, 2009 1:03 pm

    Trevas, sinceramente acho que todo o proveito que tiramos das coisas é cada vez mais racional e menos por instinto. Vejamos, o instinto apela à sobrevivência, à reprodução e não sei se apela a mais alguma coisa. Dizem os cientistas que tudo o que os animais irracionais fazem é por instinto, caçar, lutar pelo seu território, fugir, reproduzirem-se etc. Ou seja, os animais fazem apenas o suficiente para sobreviverem e para manterem as espécie. Já os seres humanos não, nós fazemos muito mais do que é necessário para a nossa sobrevivência, não precisamos de computadores nem de televisões, tudo o que temos hoje é mais do que necessário, usamos a racionalidade para proveito próprio. Foi também o facto de racionalizarmos que nos deu o conceito de mal e de bem, e esse conceito varia de pessoa para pessoa, região para região, cultura para cultura. Para os animais não há bem nem mal, simplesmente há, seguem as leis naturais da vida e não as leis criadas por eles como nós fazemos. A hierarquia é também natural. As guerras deixaram de ser territoriais, passaram a ter uma racionalização por detrás, nem que seja religiosa, ou de interesses politicos, seja o que for.

    Quanto à bomba atómica, de instinto acho que pouco tem, foi criada para satisfazer a sede de poder dos lideres mundiais, que com uma arma como essa colocam em risco o Mundo e facilita muito mais o seu dominio, acho que de instinto não tem nada lol.
    Trevas
    Trevas
    Extremamente Participativo
    Extremamente Participativo


    Feminino Número de Mensagens : 142
    Data de inscrição : 24/02/2009

    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  Trevas Sáb Fev 28, 2009 4:43 pm

    iSelf' e TeCh eu não disse que todas as acçoes do Homem se justificam por insinto de sobrevivência, estava somente a referir.me a situações relacionadas com politica, em que age em proveito próprio, por que era disso "que estavamos a falar". É claro que "nós fazemos muito mais do que é necessário para a nossa sobrevivência", e é claro também que somos muito mais que animais. Mesmo assim, muitas das nossas atitudes resultam do nosso instinto, embora não seja directamente vísivel, apareça deturpado etc. É a minha opinião. Falando do exemplo da bomba atómica, acho que não tem directamente a ver com o instinto, mas vejamos... o que são guerras? Porque fazemos guerras? Pralem de todos os motivos obvios (e outros, como tu TeCh disseste, interesses politicos, religiosos, etc) , se nos abstrairmos um pouco da situação, não acham que pode estar implicito um certo instinto de sobrevivência (de forma inconsciente) na medida em que defendemos o que é melhor para nós? Lol espero que entendam o que quero dizer, porque parece mesmo disparatado se formos a analisar determinadas guerras... Depois, as restantes nossas atitudes derivam dos artificios da nossa racionalidade, que já nada têm a ver com a nossa animalidade.

    Em relação a isso do bem e do mal, eu concordo connvosco, reparem que o que eu disse foi que nao existe bem nem mal na natureza do Homem - "A Natureza, per si, só, é equilibrada, daí este não representar bem nem mal, apenas o é."
    E como voces disseram, são atitudes racionais do Homem que o tornam "mau" ou "bom", conceitos esses que derivam da sua razao, bla bla bla. Mas variam consoante os valores de cada um não é? Portanto não existem de todo, ou não têm significado viável. "Penso eu de que..."

    (Nota: não me mandem para um hospicio, só estou a tentar abstrair-me o maximo possivel)

    Conteúdo patrocinado


    A ditadura moderna - Página 2 Empty Re: A ditadura moderna

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Mar 18, 2024 9:47 pm