Jovens críticos e interventivos

Para todos os jovens com espírito crítico que gostem de discutir ideias sobre diversos assuntos. Porque ''da discussão nasce a luz''!

Encerramento dos centros de saúde

Compartilhe
    RCN
    Admin
    Admin

Masculino Número de Mensagens : 261

Encerramento dos centros de saúde

Mensagem  RCN em Ter Mar 24, 2009 2:24 pm

Visto que tem havido escassez de assunto, abro um novo tópico sobre o encerramento dos centros de saúde em Portugal, algo que já se vem a prolongar de há um tempo para cá.
    Estive, sábado passado, num debate sobre este tema, e decidi postar. Dêem a vossa opinião.

Muito Participativo
    Muito Participativo

Masculino Número de Mensagens : 95

Re: Encerramento dos centros de saúde

Mensagem  Rauven em Dom Abr 05, 2009 12:44 pm

Penso que não devia haver escassez de posto de saúde, devia era haver mais, iriam criar mais postos de trabalho, o que nestes tempos muitas pessoas precisam study
    RCN
    Admin
    Admin

Mensagem  RCN em Dom Abr 05, 2009 1:05 pm

O que o encerramento dos centros de saúde é, é o início de um processo do governo para tentar privatizar o sistema de saúde, fazendo dele um negócio.
    O centros de saúde escasseiam, os hospitais públicos enchem e as longas horas de espera juntas ao atendimento pior que nos privados fazem com que as pessoas passem a ir ao privado.
    O sistema de saúde, em poucos anos, fica privado, e nós ficamos como a merda dos EUA.

Admin
    Admin

Masculino Número de Mensagens : 106

Mensagem  bigos em Seg Abr 06, 2009 7:45 pm

RCN escreveu:O que o encerramento dos centros de saúde é, é o início de um processo do governo para tentar privatizar o sistema de saúde, fazendo dele um negócio.
    O centros de saúde escasseiam, os hospitais públicos enchem e as longas horas de espera juntas ao atendimento pior que nos privados fazem com que as pessoas passem a ir ao privado.
    O sistema de saúde, em poucos anos, fica privado, e nós ficamos como a merda dos EUA.

HUMMMMM...onde é que eu ja ouvi isto??
    RCN
    Admin
    Admin

Mensagem  RCN em Seg Abr 06, 2009 7:46 pm

Num discurso onde alguém disse vêjamos xD

Extremamente Participativo

Feminino Número de Mensagens : 142

Mensagem  Trevas em Seg Abr 06, 2009 7:52 pm

Estava aqui a pensar se isso de reparares tanto nos erros das pessoas nao será uma demência qualquer Razz ...
    bigos
    Admin
    Admin

Masculino Número de Mensagens : 106

Mensagem  bigos em Seg Abr 06, 2009 7:53 pm

Trevas escreveu:Estava aqui a pensar se isso de reparares tanto nos erros das pessoas nao será uma demência qualquer Razz ...

é só idiotice mesmo, nao te preocupes.
    es mesmo idiota, ate pk nao foi vejamos foi tenhamos. ahahahah
    RCN
    Admin
    Admin

Mensagem  RCN em Seg Abr 06, 2009 7:55 pm

Se for, é uma demência boa, acho eu. xD

Admin
    Admin

Mensagem  RCN em Seg Abr 06, 2009 7:56 pm

bigos escreveu:é só idiotice mesmo, nao te preocupes.
    es mesmo idiota, ate pk nao foi vejamos foi tenhamos. ahahahah
    TêÊêÊêÊnhamos, perdão. xD

Feminino Número de Mensagens : 142

Mensagem  Trevas em Seg Abr 06, 2009 7:59 pm

Boa para o que/quem? Para a perpetuaçao do bom portugues? Oh, és mesmo dado às causas nobres What a Face Razz
    RCN
    Admin
    Admin

Mensagem  RCN em Seg Abr 06, 2009 8:04 pm

Já me chamaram Malato por corrigir as pessoas LOL não consegui encontrar nenhuma relação lógica, mas pronto.
    Estamos a fugir muito ao tópico já. cyclops

Muito Participativo
    Muito Participativo

Masculino Número de Mensagens : 95

Mensagem  Rauven em Seg Abr 13, 2009 7:48 am

Isto não era para ser um tópico onde debatíamos sobre o encerramento dos centros de saúde? -.-
    Mestre
    Muito Participativo
    Muito Participativo

Masculino Número de Mensagens : 70

Mensagem  Mestre em Seg Abr 13, 2009 8:24 am

Acho que sou forçado a concordar com o RCN... da maneira que a saúde tem andado parece que caminhamos para a privatização.

Na minha opinião, devia haver centros de saúde ou unidades de atendimento mais pequenas em todas as localidades que fiquem isoladas ou distantes de uma localidade maior que tem todos os centros de atendimento necessários à sua população.

Vou só dar o exemplo de uma terra no Alentejo: Qualquer urgência em Pias (concelho de Moura) tem que ser encaminhada para Beja que fica sensivelmente a 40km de distância. O percurso feito por uma ambulância que saia do hospital de Beja e se dirija a Pias demora à volta de 20 minutos.

Acho que, sendo Serpa e Moura as duas "principais" localidades na periferia de Pias (distam as duas +/- 14km de Pias). Numa delas deveria existir um Centro de Saúde que fosse capaz de abranger toda a população das localidades próximas e fosse eficiente no seu serviço.

E dou este exemplo como ideia daquilo que deveria ser feito em TODO o Portugal, principalmente nas regiões mais interiores do País.
    Nila

Masculino Número de Mensagens : 101

Mensagem  Nila em Ter Abr 14, 2009 3:59 am

tanto o encerramento de centros d saude como o encerramento de escolas ambos pouco frequentados (quero isto tiver com uma populaçao local minima.) acho plenamente justificado, acho que deveriam diminuir CENTROS DE SAUDE a um consuktorio de um medico só, ou qualquer coisa minima que diminua as despesas do estado e mesmo assim permita a populacao ser tratada em situacoes de emergencia, caso fosse necessario, existem estradas e existem transportes e nem toda a gente tem d morar a 30 minutos d um centro de saude ou de uma escola. Quando vivi na holanda tinha colegas k todos os dias pedalavam 2 horas ate a escola, e por consequente teriam de andar d carro um bom tempo ate ao centro de saude já que eram ao lado um do outro, nunca ouvi ninguem refilar, nunca vi ninguem a achar mal e a pensar em conspiracoes de privatizacao nenhuma, de todas as vezes que discuti isto a unica resposta que apanhei para o povo portugues se revoltar com o ter de se movimentar um pouco mais para obter as coisas é que supostamente(e digo isto porque nao estive la e tudo o que posso fazr é citar) apos ao 25 d abril houve um periodo em que o estado fornecia as coisas em demasia, construio escola e centro de saude de modo desenfreado. Nao digo portanto que as pessoas nao merecam serviço de saude nem escolas nem condicoes, nao digo que as pessoas sejam numeros, digo que existem numeros com que apsar de tudo temos de nos preocupar, o dinheiro não aparece do ceu, e nos acima de tudo deviamos ter nocao disso já que nao nascemos nem crescemos num estado rico.
    Amartia

Número de Mensagens : 146

Mensagem  Amartia em Qua Abr 15, 2009 11:55 am

Nila escreveu:o dinheiro não aparece do ceu, e nos acima de tudo deviamos ter nocao disso já que nao nascemos nem crescemos num estado rico.

Eu tenho uma questão, se é o homem que faz o dinheiro..porque é que há pessoas que têm de viver com tanta privatização (falo em sentido geral) ao ponto de não terem dinheiro para comer? (que é um bem vital!)

Claro que o facto do homem fazer mais dinheiro e alterar certas coisas mexe com uma séria de problemas mas, mesmo assim...nós "morremos" com as nossas proprias invenções -.-

Em relação ao tema dos centros de saúde, concordo com a Nila. Para as escolas e centros de saúde terem de estar à porta de uns têm de ficar longe de outros, não se consegue por uma escola e um centro de saúde à porta das pessoas.
    Mestre
    Muito Participativo
    Muito Participativo

Masculino Número de Mensagens : 70

Mensagem  Mestre em Qua Abr 15, 2009 12:33 pm

Queres comparar os dois países? É o 8 e o 80...

Quando se fala em haver um centro de saúde perto das populações, não implica que seja um por cidade/vila (à porta de toda a gente)... Mas sim um serviço de atendimento permanente que permita que as pessoas sejam atendidas num curto espaço de tempo. Evitando os caminhos de 30min para vir uma ambulância, mais 30min para se dirigir ao centro de saude já com o paciente, fora o tempo que ainda tenha que esperar que ainda seja atendido...

As escolas como é óbvio são estrategicamente localizadas para satisfazer o melhor possível toda a população. É óbvio que alguns terão que "pedalar"/demorar algum tempo para lá chegarem (trata-se de uma minoria) enquanto que a maioria da população fica relativamente perto da escola.
    Nila

Masculino Número de Mensagens : 101

Mensagem  Nila em Qua Abr 15, 2009 1:10 pm

8 e o 80 seria comparar portugal a um pais de terceiro mundo, nao a uma potencia economica com a mesma qualidade de problemas.

1h para chegar a um centro de saude/hospital, seja, é razoavel, eu que fui atropelada no centro de almada demorou mais ao menos o mesmo para chegar a ambulancia e me levar ate ao hospital local (no pragal, nao tenho a certeza do nome d momento) ptt... sim claro, ha smp as situacoes de urgencia, ataques de coracao, paragens cardiacas, e associados mas em geral mesmo k tivessem ao lado do hospital nao fikam com melhores chances d sobreviver, alem de k as ambulancias em portugal nao podem abusar pk caso tenham um acidente vai po condutor (sim sao multados como condutores normais) e podem perder o emprego pk condutor d ambulancia nao pode ter registo d acidentes.
    Alessandra Guevara
    Participativo
    Participativo

Feminino Número de Mensagens : 42

Mensagem  Alessandra Guevara em Dom Abr 19, 2009 2:00 pm

Artigo 64.º da Constituição da República Portuguesa - Saúde.

1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover.

2. O direito à protecção da saúde é realizado:

a) Através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito;

b) Pela criação de condições económicas, sociais, culturais e ambientais que garantam, designadamente, a protecção da infância, da juventude e da velhice, e pela melhoria sistemática das condições de vida e de trabalho, bem como pela promoção da cultura física e desportiva, escolar e popular, e ainda pelo desenvolvimento da educação sanitária do povo e de práticas de vida saudável.

3. Para assegurar o direito à protecção da saúde, incumbe prioritariamente ao Estado:

a) Garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação;

b) Garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde;

c) Orientar a sua acção para a socialização dos custos dos cuidados médicos e medicamentosos;

d) Disciplinar e fiscalizar as formas empresariais e privadas da medicina, articulando-as com o serviço nacional de saúde, por forma a assegurar, nas instituições de saúde públicas e privadas, adequados padrões de eficiência e de qualidade;

e) Disciplinar e controlar a produção, a distribuição, a comercialização e o uso dos produtos químicos, biológicos e farmacêuticos e outros meios de tratamento e diagnóstico;

f) Estabelecer políticas de prevenção e tratamento da toxicodependência.

4. O serviço nacional de saúde tem gestão descentralizada e participada.

Mais palavras para quê?

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Nov 21, 2018 12:54 pm